Chocolate é uma delícia, faz bem para a saúde e pode ser consumido todo dia. Mas com cuidado!

Junto com Páscoa também chega o desejo por chocolate e a tentação é grande diante de tantas opções. É quase impossível resistir e sempre acabamos consumindo um pouco mais. Afinal, é só uma vez por ano e que mal faz exagerar um pouco, não é?

Mas saiba que faz mal, sim. O consumo em excesso de chocolate leva à obesidade, que está associada a uma série de outras enfermidades como diabetes tipo 2, doenças do coração e até alguns tipos de câncer.

Mas estudos recentes indicam que o consumo moderado não faz mal algum, desde que orientado por nutricionista, uma vez que a quantidade diária depende da dieta calórica de cada um. O Ministério da Saúde recomenda no máximo 30 gramas por dia.

“Para se beneficiar adequadamente dos nutrientes a porção diária tem que ser equilibrada Eu gosto muito e consumo 25 gramas de chocolate amargo todos os dias”, informa a nutricionista Maria Helena Motta.

O chocolate é rico em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, e o cacau é rico em alguns minerais importantes para o organismo como cobre, ferro, zinco e vitaminas.

Mas os maiores benefícios para a saúde estão associados aos flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadores, ou seja, os “protetores do coração”.

O chocolate amargo é o mais indicado para o consumo - quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau e menor a de açúcar. E quanto mais cacau, mais flavonoides.

O chocolate branco é o mais calórico de todos por apresentar baixo teor de massa de cacau.

Uma dica importante da nutricionista Maria Helena – o chocolate diet não é menos calórico. Por ser isento de açúcar, geralmente tem alto teor de lipídio para melhorar o sabor, o que eleva seu valor calórico.

Com relação ao chocolate em pó, o ideal é consumir o próprio cacau, conforme explica a nutricionista. “Chocolates ou achocolatados em pó possuem pouca quantidade de cacau e boa quantidade açúcar, enquanto o cacau em pó possui 100% de cacau e não tem açúcar. É bem mais saudável, mas não significa que não seja calórico”, alerta a nutricionista Maria Helena.

 

 

Algumas verdades e mentiras sobre o chocolate

É antioxidante: VERDADE – mas está relacionado à quantidade de cacau. Quanto mais cacau, melhor.

Contra inflamações: VERDADE. O chocolate contém elementos químicos que imitam a ação dos agentes do corpo humano que combatem a dor e a inflamação. Ele também minimiza a quantidade de substâncias inflamatórias no organismo.

Causa espinhas: MITO. Isso nunca foi comprovado. 

TPM: VERDADE. Na TPM as mulheres mudam de humor pelo desconforto de dores e má sensações. Ao comer chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Causa dependência: MITO. O chocolate contém substâncias estimulantes e antidepressivas, por isso é recomendado o amargo, por não trazer riscos caso for consumido exageradamente. Contudo, não é cientificamente comprovado que o consumo de chocolate vicia.

É saudável: VERDADE. O amargo é a opção mais recomendada, pois é rico em antioxidantes, flavonoides, reduz a oxidação de LDL e evita o depósito de colesterol ruim nas artérias.

Dá Prazer: Pura VERDADE, devido à liberação de serotonina.