Como prevenir e tratar dores na lombar e no ciático

Além da idade, alguns hábitos de vida, como sobrepeso, cigarro e sedentarismo, contribuem para agravar as dores

 

De acordo com os especialistas, a lombalgia e a ciática são as dores mais prevalentes na população em geral. Estima-se que mais de 80% das pessoas sentem dor lombar em algum momento da vida, e essas dores são, nas últimas décadas, as maiores causas de afastamento do trabalho. A idade é um dos fatores que contribuem para as dores, e quanto mais velho vamos ficando, maior a predisposição de apresentar o problema. Mas estilo de vida também influencia bastante. Fatores como sobrepreso, obesidade, cigarro e sedentarismo podem agravar a situação.

O nervo ciático tem início no fim da coluna e, quando inflamado ou comprimido, pode causar dor intensa no fim da costas, além de dor no glúteo e pernas. Além da dor, pode causar, também, dificuldade para manter a coluna reta, para abaixar, e dor ao andar.

 

 

 

Prevenção

Geralmente, tanto a lombalgia quanto a ciatalgia, estão associadas a um desequilíbrio mecânico, que sobrecarrega os níveis lombares. Por isso, é importante fazer a prevenção, mantendo um bom equilíbrio mecânico da coluna, para não haver pressão entre os discos que acomodam a pressão entre as vértebras. Outro incômodo bem frequente é  radiculopatia, que também está associada à presença de hérnias de disco, que comprimem as raízes nervosas. Portanto, cuidar da prevenção é essencial.

E a melhor maneira é mudar o estilo de vida:

• Ter uma boa alimentação

• Cuidar da postura

• Evitar a obesidade e o sobrepeso

• Evitar cigarro

• Os mais velhos devem evitar posturas com muito esforço e flexão

Praticar atividade física regularmente

• Fazer exercícios de alongamento e fortalecer o core

 

O que fazer para aliviar a dor 

Os especialistas orientam que, logo no início da dor, não é recomendado fazer nenhuma atividade física, pois não se pode fazer alongamento ou exercício com nervo inflamado. Então, inicialmente, para melhorar a dor, tem que usar a medicação que o médico prescrever, e fazer e repouso relativo - não pode ser repouso absoluto porque isso piora a dor.

Outra orientação importante é fazer uma avaliação específica para determinar o tipo de dor lombar, e tomar muito cuidado com alongamentos que não são recomendados, por isso é importante ter sempre a orientação de um especialista. A ciatalgia, por exemplo, está associada à tensão nervosa e, a depender do alongamento, pode piorar. Neste caso, é recomendado uso de calor, com compressa de água quente, e manter-se ativo, evitando o sedentarismo.

Passada a fase da dor, o indicado é mudar o estilo de vida para proteger a coluna vertebral, e fazer, sempre, exercício para fortalecimento do core, alongamentos e mobilização lombar.

 

Quando procurar um especialista

Inicialmente, o atendimento deve ser em ambulatório de urgência, e posteriormente, se não houver melhora do quadro, é preciso procurar um especialista para orientar o tratamento definitivo, que geralmente é conservador, com mudanças de hábito de vida, e fortalecimento e alongamento da musculatura.

Um ortopedista também deve ser procurado caso a pessoa esteja com uma paralisia documentada em exame físico, ou uma dor intratável que não responde às manobras terapêuticas, mesmo após algumas semanas de dor; e um fisioterapeuta, ou um ortopedista, também devem ser procurados se houver dor irradiada para a perna ou associada a perda de sensibilidade ou fraqueza muscular.

Fazer acupuntura, massagem e mobilizações articulares também são indicados, desde que orientados por especialistas, e feitas por profissionais capacitados.

 

 

 

 

Fontes consultadas: Dr. Guilhermo Tierno, ortopedista e traumatologista dos hospitais Cárdio Pulmonar e Martagão Gesteira; e Leonardo Pamponet Simões, fisioterapeuta do Hospital Aliança e Hospital da Mulher.

 

 

Leia também:

Osteopatia - indicada para dores nas costas

Dores nas costas - entenda melhor e saiba o que fazer

A importância da fisioterapia na terceira idade