Cuidado com o peso do material escolar

Na volta às aulas, é preciso estar atento para o risco à saúde das crianças e adolescentes resultante do transporte inadequado de livros e de material escolar. Estimativas da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) indicam que entre 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são consequência do excesso de peso carregado e dos esforços repetitivos durante a infância e juventude.

 

 

 

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) faz uma recomendação importante: o peso da mochila não deve ir além de 10% do peso do estudante. Isso significa que uma criança com 35 quilos, por exemplo, não deve carregar nas costas mais do que 3,5 quilos. “Transportar o material escolar de maneira inadequada pode causar problemas na coluna como hipercifose, escoliose e acentuação da lordose”, explica o ortopedista especializado em coluna, Dr. Maurício Gusmão. Nesses casos, a coluna fica encurvada ou fora do eixo normal.

 

Na escolha do modelo da mochila, alguns aspectos devem ser observados. De acordo com Dr. Maurício Gusmão, os modelos de rodinhas aliviam o peso, mas devem ser evitados caso o aluno tenha que subir escadas no prédio escolar. As duas alças devem largas e acolchoadas, pois se moldam melhor ao corpo, e ambas devem ser reguladas na mesma altura. A mochila com cinto na altura do abdome traz mais estabilidade ao carregar o peso.

 

Carregar a mochila de um lado só ou mal ajustada ao corpo pode gerar lesões, dor e tensão muscular. Em caso de qualquer sinal de alteração na postura ou sintomas que causem incômodo, é recomendável buscar atendimento médico.