Fazer pilates traz muitos benefícios. Veja os mitos e as verdades

Bastante procurado para melhorar a postura, o pilates, na verdade, traz inúmeros outros benefícios para todos que buscam uma atividade física, independente da idade, seja você um adulto esportista ou sedentário, um atleta, um idoso, uma gestante, ou precisando de ajuda para reabilitação, ou talvez querendo fazer atividade como forma de prevenção. 

Veja os inúmeros benefícios que o pilates faz para a saúde física e mental:

• Aumenta a flexibilidade e o fortalecimento muscular

• Melhora o equilíbrio e a coordenação motora

• Aumenta o tônus muscular e a correção postural

• Aumenta a concentração e melhora a respiração

• Alivia dores e tensões

• Aumenta a capacidade respiratória

• Promove alívio da ansiedade e estresse, levando a um estado geral de relaxamento

 

Muito indicado para idosos

A fisioterapeuta e instrutora Larissa Barros, explica que o pilates traz benefícios preciosos para os idosos pois a prática da atividade contribui para que eles tenham mais bem-estar e autonomia para realizar as atividades do dia a dia, que ficam prejudicadas devido a uma série de fatores. “Por conta do processo natural do envelhecimento, perdemos massa óssea e muscular, redução de força muscular, mobilidade e equilíbrio, o que aumenta o risco de queda, que é considerado uma das maiores causas de lesões ortopédicas nessa faixa etária. E o pilates ajuda a enfrentar esses obstáculos”.

Segundo ela, dentre os principais benefícios para os idosos estão o aumento da força muscular, a melhora da flexibilidade, da restruturação postural, o aumento da mobilidade articular, o alivio de dores e tensões e o aumento da capacidade respiratória.

 

E também para gestantes 

A instrutora também destaca os benefícios do pilates durante a gestação, período em que a mulher sofre com alterações fisiológicas, ocasionando desconforto em algumas regiões. “Os benefícios para as gestantes são inúmeros, como o alívio de dores nas costas, ajuda a suportar melhor o peso da barriga, melhora a circulação, dá maior oxigenação para o bebê, fortalecimento muscular global, redução do inchaço, melhora a respiração, fortalece o assoalho pélvico, e diminui o risco de incontinência urinária durante a gravidez e no pós parto.

 

 

No solo ou com aparelhos?

De acordo com Larissa, as duas modalidades seguem os mesmos princípios de concentração, fluidez, respiração, controle e precisão. A diferença é que no solo o  esforço é maior. “Nas aulas realizadas no solo se usa apenas o peso do próprio corpo e/ou alguns acessórios como resistência, além de exigir um maior esforço do praticante, o que vai precisar de mais força muscular, equilíbrio e consciência corporal. Para exercícios realizados nos aparelhos a intensidade é fornecida pelo uso das molas que são classificadas através de cores, que podem ser usadas para promover resistência ou assistência, a depender do exercício”.

 

 

 

Veja alguns mitos e verdades sobre o pilates

 

Pilates emagrece.  MITO. O pilates é ideal para quem busca tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e corrigir o alinhamento postural. E quando está associado com uma dieta equilibrada e atividade aeróbica, também ajuda a emagrecer. Porém, quando realizado de forma isolada, o aumento do metabolismo durante a aula e aumento do metabolismo basal não são suficientes para perda de gordura, sendo necessária a prática de atividades com alto gasto calórico.

Pilates substitui a musculação. - MITO. Escolher um ou outro depende de muitos fatores, entre eles a finalidade para o qual se busca a atividade física (ganhar massa ou tônus muscular, por exemplo). Na verdade, são atividades complementares e não exclusivas.

Pilates diminui a circunferência da barriga. MITO. Com o fortalecimento abdominal e a melhora da postura adquiridos no pilates, é possível redistribuir o volume do abdômen e modelar o corpo. Entretanto, o método não tem capacidade de diminuir a gordura corporal. Para isso é necessário a combinação de atividades aeróbicas e uma alimentação saudável.

Pilates faz bem para o humor. VERDADE. Assim como qualquer atividade física, fazer pilates libera endorfinas que são neuro-hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Essas substâncias diminuem o estresse e, consequentemente, melhoram o humor e a autoestima.

Pilates faz bem aos órgãos internos. VERDADE. O powerhouse (CORE), ou centro de força, é o principal princípio do pilates. Segundo Joseph Pilates, é do CORE que se origina a força para os movimentos. Os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Quando estas estruturas são ativadas em conjunto formam um cilindro que traz estabilidade corporal, protege a coluna durante as atividades e faz pressão intra-abdominal, melhorando muito o funcionamento dos órgãos internos.

Pilates é parecido com yoga. - MITO. O que o pilates tem em comum com a yoga são as bases das filosofias orientais de relaxamento e a ligação entre corpo e mente, que são essenciais para a adequada prática de controlar de forma consciente os movimentos musculares e articulares do corpo. Os exercícios criados por Pilates tiveram como base principalmente movimentos do ballet e circo. A resistência muscular não é feita apenas pelo peso corporal, mas também por molas que oferecem diferentes tensões e, além disso, a respiração, que é um dos princípios fundamentais do método, é executada de forma diferenciada.

Pilates deixa as pessoas mais altas. MITO. O que acontece na verdade é uma melhora no alinhamento e na postura corporal devido à combinação de alguns fatores. Entre eles estão o aumento da flexibilidade muscular, da mobilidade articular e do crescimento axial. Este último se refere à intenção de ganhar espaço intra-articular, principalmente da coluna, resultando em aumento do espaço entre as vértebras e melhora da mobilidade da coluna, diminuindo assim dores por compressão nos discos.

Pilates melhora a postura. VERDADE. Por trabalhar a resistência, flexibilidade muscular e mobilidade articular de forma global, o pilates reorganiza desequilíbrios existentes no corpo, devolvendo a harmonia corporal necessária para ganho da consciência corporal e, consequentemente, melhorando a postura.

Pilates é indicado para crianças. VERDADE. Na infância, o pilates é especialmente indicado para melhorar a coordenação e a habilidade motora, a cognição e o equilíbrio, além da melhorar a atenção e a concentração, e  proporcionar interação e socialização.

 

Leia também:

A prática de exercícios é grande aliada da saúde

Atividades físicas liberadas durante a gravidez

13 dicas de automassagem para aliviar dores e tensões

O melhor exercício para emagrecer é o que você puder suportar