Feng Shui: a arte de harmonizar a casa e a vida

Energia boa circulando na casa, no consultório ou no escritório faz bem à vida de todos que nela moram, trabalham ou visitam. Um bloqueio energético pode causar os mais diversos tipos de dificuldades como doenças, desequilíbrio financeiro e nos relacionamentos ou ainda obstáculos nos negócios, entre outros. Identificar e promover os ajustes nos ambientes para torná-los mais harmônicos é o objetivo da aplicação do Feng Shui

 “Essa técnica, estudada e trabalhada pelos chineses há mais de 4 mil anos, mostra como a energia permeia tudo ao nosso redor. O “Chi” - ou energia vital -está nos seres humanos, nos animais e nos objetos e sua fluidez também possibilita o fluxo de prosperidade na nossa vida”, explica a consultora em Feng Shui, designer de interiores e terapeuta holística, Andréa Almeyda.

No estudo do Feng Shui realizado em todo o espaço, a consultora analisa criteriosamente a circulação da energia, planta baixa, posição das vigas e colunas, parte elétrica e hidráulica; disposição dos móveis, decoração, as ‘setas’ energéticas invisíveis e as cores. “A partir daí, seguindo e respeitando o gosto do cliente, são feitas as correções e transformações necessárias, que ajudam a desbloquear a vida da pessoa, trazer mais equilíbrio e relações mais harmônicas e prósperas”, diz Andréa.

A consultora frisa também que “o Feng Shui é uma oportunidade de transformação para melhor, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida”. 

Dicas do bem:

• Mantenha em casa somente o que for essencial e deixe as coisas em ordem. Jamais acumule objetos sem serventia e quebrados.

• Valorize a luz natural nos ambientes. Essa luminosidade traz clareza e vitalidade, além de proporcionar economia na energia elétrica e mais qualidade de vida.

• É preciso saber onde colocar os espelhos, utilizados para dar uma sensação de amplidão nos espaços. Se posicionado em lugar errado, o espelho rebate a energia favorável.

• Os elementos da natureza têm importância para a vida e para os ambientes. Ter uma fonte com água em movimento purifica o ambiente e traz relaxamento. Por outro lado, vazamentos podem indicar que o dinheiro está indo pelo ralo, sendo mal empregado, e que as emoções precisam ser harmonizadas.

• Para os chineses, o fogo que alimenta a prosperidade material está principalmente na cozinha. Portanto, esse espaço precisa estar bem planejado e arrumado.