Rugas e linhas de expressão: mitos e verdades

Fatores genéticos e estilo de vida contribuem para a perda da elasticidade da pele e o surgimento de rugas e linhas de expressão mas com a ajuda de uma especialista esclarecemos alguns mitos e verdades

 

As linhas ou rugas de expressão são marcas que surgem na pele em decorrência do envelhecimento e com a movimentação repetida dos músculos da face. Ao longo da vida, a pele vai perdendo seu conteúdo hídrico e de colágeno, diminuindo, assim, a capacidade de voltar ao estado inicial após ser “dobrada” pela contração dos músculos que atuam na expressão facial.

Mas alguns fatores contribuem para essa perda de elasticidade, como a genética, o ambiente e o estilo de vida. Sendo assim, não existe uma idade precisa para as rugas e as linhas de expressão começarem a surgir. “Quem tem hábitos de exposição solar sem proteção, quem fuma, quem dorme mal, vai ter rugas muito mais cedo do que outro da mesma idade com hábitos de vida mais saudáveis”, explica a dermatologista Maria Elisa Alves Rosa, mestre em Medicina e Saúde e Doutora em Ciência da Saúde.

 

Tratamento e hábitos de vida

Desde que prescrito e orientado de maneira individualizada por um dermatologista, o ácido hialurônico e retinires, assim como os dermocosméticos à base de vitamina C e outros antioxidantes, ajudam muito nos cuidados, sem falar em procedimentos bastante indicados realizados por dermatologistas, como peelings, lasers e a aplicação de toxina botulínica

Mas a dermatologista ressalta que, assim como tudo em saúde, os cuidados devem começar com a melhora dos hábitos de vida. “O cuidado com a pele, assim como com qualquer outro órgão, está baseado em cuidados com a saúde. Um estilo de vida saudável favorece não só a aparência estética, mas a qualidade estrutural da pele”.

 

Hábitos saudáveis fundamentais para a saúde e a pele:

 

• Dormir adequadamente

• Evitar o tabagismo

• Evitar a ingestão excessiva de bebida alcoólica

Adotar uma alimentação saudável, bem balanceada

Beber bastante água

• Usar fotoproteçao solar adequada ao tipo de pele e ao nível de exposição

 

Com a ajuda da dermatologista, esclarecemos alguns mitos e verdades:

 

 

Comer carne vermelha em excesso pode causar mais rugas a longo prazo. MITO.  

As rugas estão relacionadas, às características genéticas e hábitos de vida. Uma dieta balanceada ajuda, mas nenhum alimento, isoladamente, é capaz de causar ou prevenir as linhas de expressão.

 

Botox é a solução para qualquer tipo de ruga. MITO.

A toxina é parte importante do arsenal terapêutico de um dermatologista, mas não é a única solução. Medicações dermocosméticos e procedimentos como peelings e lasers, além dos cuidados domiciliares, também fazem parte do tratamento.

 

Forçar os olhos para enxergar causa pés de galinha. PARCIALMENTE VERDADE

Em pessoas mais velhas, com perda de colágeno, “apertar” a região em volta dos olhos para enxergar, contraindo os músculos perioculares, acaba “dobrando” a pele e pode contribuir para a piora das rugas nessa região. Mas de acordo com a dermatologista, isso ocorre quando a pele já apresenta deficiência em colágeno e hidratação. Uma criança, mesmo com dificuldade de enxergar à distância, não vai ficar enrugada porque ainda tem a pele jovem e com boa elasticidade.

 

Pés de galinha são hereditários. PARCIALMENTE VERDADE.

Os “pés de galinha” são aquelas rugas da região periocular. Como todas as rugas de expressão, estão relacionadas à contração muscular. Mas características, como o fototipo da pele, são geneticamente herdadas e fatores genéticos influenciam no aparecimento das rugas.

 

Beber pouca água pode provocar rugas no rosto.  Mito.

Como já foi dito, nenhum elemento isoladamente está relacionado ao aparecimento das rugas.

 

Máscaras e cremes faciais não são recomendadas para o tratamento de rugas. VERDADE.

As rugas tem um componente estrutural que não é atingido pelas máscaras e cremes, mas esses tópicos ajudam no cuidado geral com a pele. Portanto, máscaras e cremes faciais podem ajudar na hidratação, na ação antioxidante, homogenizaçao da coloração e no aspecto superficial da pele.

 

Leia também:

Radicais livres: o que são e os cuidados

Cuidar da pele é uma questão de saúde