Stand Up Paddle: o surf com remo que só faz bem à saúde!

Com origem nas ilhas havaianas, o Stand Up Paddle (SUP) é uma um esporte derivado do surf, com a diferença que o praticante usa um remo para se movimentar em uma prancha maior.

Segundo o presidente da Associação Baiana de Stand Up Paddle (Abasup), José Augusto Carvalho, o SUP é uma ótima opção não só para quem quer praticar um esporte, mas também para queles que buscam se conectar com a natureza,  seja no mar, rio ou represa.

Praticante do SUP há cerca de três anos, a psicóloga Mayana Rocha, 32, começou o esporte justamente por amar a praia e querer estar ainda mais perto do mar. “Toda vez que ia para a praia, geralmente o Porto da Barra, em Salvador, me sentia abraçada por aquele ambiente. Então, vi um pessoal praticando SUP e fiquei encantada. Quando decidi fazer, senti uma sensação avassaladora de paz e tranquilidade”, comenta.

Além da conexão com a natureza, praticar Stand Up Paddle também gera diversos benefícios à saúde. Como explica José Augusto, o SUP pode beneficiar o corpo humano em quatro pontos específicos:

• Equilíbrio: ficar em pé em cima de uma prancha, em um ambiente instável como a água faz com que a pessoa pratique seu equilíbrio não só na água, mas também no dia-a-dia em terra firme;

• Músculatura: ao ter que usar o remo para se movimentar, a maioria dos músculos do corpo trabalha - especialmente os das pernas, braços, tronco e ombros - na tentativa de se manter sempre equilibrado;

• Peso: associado a uma boa dieta, o SUP pode ajudar muito no emagrecimento, já que a prática pode queimar até 500 calorias por hora;

• Estresse: a prática deste esporte ajuda não só no físico, mas no alívio dos problemas da mente. Isso ocorre porque o corpo libera endorfina, hormônio responsável por aumentar a sensação de felicidade.

 

 

Mayana sentiu todas essas diferenças no seu dia-a-dia após começar o esporte. Ela comenta que o equilíbrio não é só físico, mas mental também. “Toda vez que estou chateada, estressada ou incomodada com algo, vou para a praia praticar Stand Up. Sinto que minha vida se equilibra e as respostas dos meus problemas chegam com mais facilidade”, conta.

Segundo o presidente da Abasup, qualquer pessoa, independente da idade, pode praticar SUP. A recomendação vai depender do tipo de água onde o esporte será realizado. Uma criança, a partir de 5 anos, ou um idoso com mais de 60 anos precisam, geralmente, praticar em águas mais tranquilas, como lagos e represas. Uma pessoa em idade adulta pode praticar no mar, desde que não tenha restrições de saúde apontadas por um médico. "O aconselhável é que os interessados busquem uma escola especializada, com instrutores capacitados, para iniciar a prática", sugere.

No site da Abasup você encontra uma lista de escolas capacitadas.