Bem-estar e harmonia: 16 dicas para sua casa
O isolamento social trouxe mudanças para a maioria das pessoas e, principalmente, maior conexão com a casa e o lar, que deixou de ser apenas um “lugar para dormir”. Nesse período, muita gente aproveitou o maior tempo em casa para aprender, reaprender, inovar, estudar, trabalhar, mudar e transformar. E também para repaginar ambientes, ampliar espaços, adaptar e redecorar.
A arquiteta Mila Saraiva e as designers de interiores Mara Saraiva e Mila Caramelo fizeram várias projetos nesse período e compartilham aqui algumas dicas bacanas e simples para você deixar sua casa mais bonita, harmoniosa e com boa energia. Se anime e transforme!
Ela destaca que o isolamento serviu como um acelerador de tendências mundiais de design que visam o bem-estar, como os movimentos Savoring, o Urban Jungle e o Hygge, que tem como princípio uma maior conexão com a natureza. “Pesquisas já demostraram que a natureza, ou elementos que simulam a natureza, podem reduzir o estresse, os níveis de pressão arterial e a frequência cardíaca, além de aumentar a produtividade, a criatividade e a saúde emocional”.
Fotos: Tarso Figueira / Projetos desenvolvidos por Mila Caramelo em parceria com Mila Saraiva
Dê nova pintura às paredes. As cores interferem diretamente na nossa sensação de bem-estar. Invista em tons como o branco, verde, bege, argila e terroso, “eles estimulam nossa mente a desacelerar e a descansar”, indica a designer.
Crie jardins nas varandas ou nas salas. Se reconectar com a natureza é sempre indicado e isso pode ser feito através da inclusão de vasos de planta em diferentes alturas. "E para quem não tem o “dedo verde”, vale apelar para as artificiais. "Existem excelentes opções de qualidade. O importante e criar essa atmosfera”, sugere.
Inclua quadros e objetos que remetam à natureza. É um truque barato e econômico que pode fazer toda a diferença na composição do ambiente.
Utilize, sempre que possível, tecidos com fibras naturais como algodão, ou linho, em cortinas, almofadas, roupa de cama etc; quadros com temas voltados à natureza, acabamentos naturais no mobiliário e painéis, como a madeira, o bambu, a palinha.
Coloque cristais e incenso na casa – isso cria um ambiente tranquilo e traz boas energias.
Vestíbulos e hall de entrada vão merecer mais atenção. “Afinal, são locais de transição entre o externo e interno e devem ser muito bem pensados e otimizados”, sugere a arquiteta. Esses locais devem ter um banco para trocar o calçado, bandeja com álcool em gel, álcool spray, máscaras descartáveis para amigos e familiares, e para os mais prevenidos, termômetro de testa.
O home office deve ser adaptado para atender às necessidades da família e precisa ter o kit básico: uma mesa de no mínimo 1.00x50m e uma cadeira ergonômica. A mesa tem que abrigar não só o computador mas também um suporte para o celular (para as reuniões online), um ring light para as lives, e fones de ouvido para concentração.
A cozinha também ganhou destaque, se tornando um lugar para descoberta de novos talentos. “Acredito que as cozinhas vão voltar a ter bancadas mais generosas para a linha de montagem para higienizar os alimentos e para as aventuras gastronômicas dos novos chefs”, destaca.
Os quartos devem ser o ambiente para desconectar. A arquiteta sugere investir em um novo colchão, novas roupas de cama, e em óleos essenciais para criar uma atmosfera que desacelere e traga mais tranquilidade em relação aos demais cômodos da casa. “Minha dica é pintar ou escolher papeis de parede com cores mais claras, materiais mais têxtil, mais táteis, e mais sensoriais, que tragam esse aconchego”.
A designer destaca que o ambiente que vivemos influencia totalmente nosso humor. Por isso, é importante deixá-lo aconchegante, convidativo, sereno e tranquilo. “Cores, iluminação e objetos são vitais para criar harmonia”.
• Use papel de parede, ou mesmo adesivo de parede se não quiser investir em marcenaria
• Reforme o sofá, forrando com outra cor
• Troque as capas das almofadas
• Use tapetes na sala de estar
• Invista em plantas - elas trazem boas energias ao ambiente
• Espelhos são super recomendados para dar amplitude – que tal recuperar aquele espelho antigo? Pode trocar a moldura e ganhar um espelho novo!
• Uma cômoda antiga pode ser reformada e se transformar em um móvel novo para outro ambiente da casa
Leia também:
Feng Shui - a arte de harmonizar a casa e a vida
Home Office e os cuidados com a saúde