Ceias de final de ano sem exageros: veja as dicas

Nutricionista especialista em transtornos alimentares, obesidade e cirurgia bariátrica, dá algumas dicas para aproveitar as ceias de final de ano sem exageros.

 

A nutricionista Raquel Lopez, especialista em transtornos alimentares, obesidade e cirurgia bariátrica, dá algumas dicas para aproveitar as ceias de final de ano sem exageros. Afinal, é uma época agitada, com confraternização, festas, festas e encontros regados a comida e bebida.

 “Dividir os momentos de celebração com familiares e amigos é sempre especial. e outros fatores estão envolvidos. Costumo orientar que não precisamos abrir mão da ceia, mas sempre existe a opção de fazermos escolhas mais saudáveis ao montar o prato, afinal é uma época de muita comilança. E entre a falta e o excesso, o equilíbrio é suficiente”, orienta a nutricionista.

 

Os pratos mais calóricos sãos os ricos em carboidratos: arroz natalino, farofa natalina, o pão metro, as roscas, os panetones, as sobremesas e as bebidas alcoólicas.

Para quem está no processo de emagrecimento: optar pelas proteínas (peru, tender, chester, pernil) e, no máximo, um ou dois carboidratos. Exemplo: peru + arroz natalino OU farofa natalina + salada. Pode caprichar na salada.

Para a sobremesa: normalmente as ceias de final de ano são caprichadas em doces - mas não precisa comer um pouco de cada. O melhor é escolher apenas uma e, de preferência, que tenha fruta.

Para os que possuem restrições alimentares, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, ou outros que precisam controlar a dieta, é necessário cuidado com a quantidade de sal, optar por retirar a pele e a gordura aparente das aves, e evitar pratos com fritura e sobremesas com açúcar.

Algumas dicas:

  • PETISCOS: Queijos, frutas desidratadas, palitos de cenoura, azeitona, molho pesto, oleaginosas (castanha do Pará, nozes, castanha-de-caju).
  • SALADAS: mix de folhas, salada de bacalhau com grão de bico, salpicão 
  • BEBIDAS:Água com gás (pode espremer limão), suco de uva integral, sucos da fruta, chás gelados (não industrializados), refrigerantes caseiros.
  • PROTEÍNAS:Preferir a parte do peito, que possui menos gordura, e sempre tirando a pele. Preferir preparos assados, grelhados ou cozidos.

 

Suco e chás - após as festas

A nutricionista alerta que os sucos detox não são milagrosos e não vão emagrecer ninguém, mas podem ser consumidos ao retomar para uma alimentação mais saudável, após as comilanças de final de ano. “O principal benefício dos sucos detox nesse período, é desinchar”, orienta Raquel. (ver receitas abaixo)

Chás diuréticos também são recomendados e sempre opte por usar a folha e não os sachês: amora, dente de leão, carqueja, oliveira, cavalinha, salsa, alcachofra, hibisco, anis estrelado, sabugueiro, louro.

 

SUCO DETOX

Ingredientes:

1 folha de couve

1 limão inteiro

1 pedaço pequeno de pepino japonês

1 mação picada

300ml de água de coco

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e tome sem coar e logo após ser feito, para não oxidar e amargar.

 

Leia também

Chás digestivos: os benefícios e os cuidados no consumo