Colégio Bernoulli usa a ciência da neuroeducação no processo de aprendizagem
No Colégio Bernoulli, desde a educação infantil, as crianças vivenciam metodologias de ensino que incentivam a exploração, a curiosidade e o interesse.
Neuroeducação tornando o aprendizado mais efetivo e prazeroso
A neuroeducação é um campo inovador que integra neurociência, psicologia e pedagogia para entender como o cérebro aprende a aplicar esse conhecimento para aprimorar o ensino. O objetivo é desenvolver métodos educacionais baseados em evidências científicas, adotando estratégias que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem.
No artigo “Como tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso? Contribuições da Neuroeducação”, Marcos Raggazzi, especialista em gestão educacional e neurociências e diretor executivo das unidades escolares do Bernoulli Educação, explica que, segundo estudos e descobertas de neurocientistas, uma mente saudável funciona maximizando o prazer e minimizando o desprazer. O cérebro humano, portanto, aceita mais facilmente tudo o que está ligado ao prazer. Ele ainda destaca que, quando professores são atenciosos, o centro de recompensas do cérebro dos alunos é ativado, melhorando seu desempenho escolar em até 13%.
Educação infantil: a neuroeducação como referência didática no Bernoulli
Na Educação Infantil do Colégio Bernoulli, as crianças são apresentadas a metodologias de ensino que incentivam a curiosidade, a exploração e o interesse dos alunos. A abordagem pedagógica do colégio é baseada em vivências e brincadeiras que contemplam os direitos de aprendizagem da criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, oferecendo propostas de experimentos que consideram a plurissensorialidade, desenvolvendo a comunicação por diferentes linguagens, o protagonismo e o prazer pela descoberta.
Atividades educativas imersivas na escola
Um dos fatores que contribui para um aprendizado mais efetivo e prazeroso é oportunizar momentos em que os alunos vivenciem o que estão aprendendo. No Colégio Bernoulli, áreas de conhecimento como Ciências, Matemática, Linguagens e Saúde são ensinadas por meios de experiências práticas e envolventes na Horta e na Cozinha Pedagógica. Projetos como educação financeira e consumo consciente desenvolvem respeito ao planeta e otimização de recursos, enquanto o Flow Maker foca em resolver problemas complexos em grupo, de forma criativa e dinâmica.
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
De acordo com Raggazzi e pesquisas realizadas por neurocientistas, as emoções têm papel-chave no aprendizado. A utilização adequada do humor na sala de aula pode elevar o desempenho cognitivo dos alunos em até 7%. Por isso, para desenvolver o cognitivo, é essencial considerar o emocional. No Colégio Bernoulli, as crianças aprendem habilidades para a vida, estimuladas em diversas atividades que desenvolvem o autoconhecimento, a convivência, o diálogo, a escuta e uma postura protagonista para resolução de problemas com empatia, criatividade, tolerância, coragem e persistência, entre outras habilidades.
Corpo docente qualificado
Segundo Marcos Raggazzi, "quando um professor é criativo, bem-humorado, afetuoso, apresenta os conteúdos de forma contextualizada e significativa e estabelece contato visual (olho no olho) com os seus alunos, o tempo de distração nas aulas pode ser reduzido em até 35%”. Neste contexto, no Colégio Bernoulli, as aulas dinâmicas e envolventes são ministradas por professores experientes, próximos e prontos para trilhar a jornada educacional ao lado do estudante.
Matrículas abertas para 2025
As inscrições para as novas turmas do Colégio Bernoulli em Salvador já estão abertas. Faça o olho do seu filho brilhar com uma educação que incentiva o prazer pelo aprendizado e o protagonismo do aluno, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Acesse o site e saiba mais sobre o processo de admissão para novos alunos.
Oferecimento: Colégio Bernoulli