Dançar emagrece, afasta o estresse, relaxa, e muito mais!
Seja para relaxar, se divertir ou queimar calorias, a dança é sempre uma boa escolha e é indicada para todas as idades. Além de ser uma das atividades físicas que mais ajudam a ficar em dia com a balança, proporciona estado de prazer que traz ganhos benéficos para a qualidade de vida, elevando o nível da autoestima e favorecendo a saúde mental.
Envolvendo som e ritmo, a prática exige intensa movimentação do corpo e proporciona o gasto de energia por meio de gestos, posturas e movimentos. Seja dança de salão, contemporânea, zumba, balé, dança de rua, sapateado, jazz ou dança do ventre, todos os estilos fazem um enorme bem à saúde.
Para se ter uma ideia, uma hora de forró chega a queimar 300 calorias, e uma hora de zumba queima em torno de 400 calorias. E, para prevenir lesões, recomenda-se lubrificar as articulações antes e, ao final, fazer alongamento e relaxamento.
Conheça alguns benefícios da dança – independente da modalidade ou estilo
• Aumenta a flexibilidade
• Aprimora a coordenação motora
• Melhora o sistema cardiorrespiratório
• Otimiza o condicionamento aeróbico
• É terapêutico
• É estimulante, relaxante e motivador
• Ajuda a combater o estresse
• Faz bem para a saúde física e mental
Dance sem sair de casa
Em tempos de isolamento social devido à pandemia da covid-19, a dica é entrar em um dos inúmeros canais no YouTube que oferecem aulas de dança para acompanhar e aprender sem precisar sair de casa. Conheça 7 canais bem acessados:
- Cia.Daniel Saboya
- FitDance
- Camila Carmona
- umComo
- Dance Mais Online – Dança de Salão
- Irtylo Santos
- Lore Improta
Biodança e dança circular no SUS
A biodança e as danças circulares foram reconhecidas, em março de 2017, como práticas integrativas e passaram a ser serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São terapias que, além de favorecer o bem-estar físico, mental, emocional e social auxiliam a tomar consciência de seu corpo físico, trabalhar a concentração, memória e a coordenação motora.
Leia também
Isolamento social e atividade física: dicas para se manter ativo
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física