Dicas para se manter ativo trabalhando home office

Quem trabalha home office precisa redobrar os cuidados para fugir do comportamento sedentário e evitar outros transtornos. Se manter ativo é fundamental.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o comportamento sedentário e os baixos níveis de atividade física podem provocam efeitos negativos na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida.

E depois da pandemia, o modelo home office se tornou bem popular no mundo todo e adotado por profissionais e empresas. Mas educadores físicos e fisioterapeutas alertam que é importante tomar alguns cuidados ao trabalhar em casa, principalmente para quem fica muito tempo no computador.

E para quem não tem tempo de fazer atividade física, nem uma caminhada de 30 minutos, 3x por semana, dá para se exercitar em casa mesmo, inclusive improvisando com os utensílios domésticos ou através dos vários canais de exercícios online grátis no YouTube (no final, tem dicas de links com exercícios).

 

Leia também: fazer atividade física usando o que tem casa

 

Além disso, brincar com as crianças e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem, já ajudam a combater o comportamento sedentário de quem passa o dia trabalhando em casa. 

Veja essas dicas:

Ande dentro de casa.  Se você receber uma ligação, fique em pé ou ande pela casa enquanto fala, em vez de se sentar.

Levante-se. Reduza seu tempo sedentário e se levante sempre que possível. O ideal é interromper o tempo sentado e reclinado a cada 30 minutos.

  

Para evitar dores e tensão muscular ao usar o computador

Ficar muito tempo no computador provoca fadiga visual, tensão muscular, dores crônicas e musculares, além de falta de concentração, sonolência e estresse. Desde a má postura ao sentar e usar o computador, até um ambiente inadequado, falta ou excesso de iluminação, falta de alongamento e descuido na rotina ao cumprir as atividades de trabalho. É muito importante se manter ativo.

 

• Mantenha o monitor – desktop ou notebook - sempre em uma posição frontal ao rosto, de forma que não tenha necessidade de levantar, abaixar ou girar a cabeça para ver a tela do computador;

• O topo do monitor deve estar na altura dos olhos, ou ligeiramente abaixo, e a posição do monitor deve estar com uma distância entre 50 a 70 cm dos olhos;

• Caso a tela fique muito abaixo, coloque alguns objetos para elevar o monitor, com o auxílio de pilhas de cadernos, livros ou caixas;

• O teclado deve estar posicionado à sua frente, e o mouse próximo ao teclado e no mesmo nível;

• Lembre-se de ajustar o brilho, o contraste e a resolução da tela para não forçar os olhos e evitar desconfortos visuais;

 

O uso inadequado de notebook causa dores crônicas e inflamações musculares

O uso de notebook aumenta as chances de dores crônicas e inflamações na musculatura do pescoço, ombros, braços, antebraços, punhos, mãos, colunas e quadril. É só aplicar o mesmo uso que se tem com o computador desktop:  procurar um suporte que ofereça regulagem de altura para que possa posicionar o monitor na linha dos olhos. E também usar um mouse e um teclado. Caso não consiga adquirir um suporte, pode adaptar com pilhas de cadernos, livros ou uso de caixas para elevar.

 

Vídeos no YouTube do educador físico e personal Marcus Figueirêdo com acesso gratuito. Aproveite!

 


Fontes consultadas: fisioterapeuta Caroline Bahiense, especialista em ergonomia, ortopedia e traumatologia; educador físico e personal Marcus Figueirêdo.