Luz intensa pulsada: tem efeitos benéficos para a pele

A LIP atinge a melanina, os vasos sanguíneos e o colágeno. Estudos demonstram que é um tratamento capaz de promover efeitos benéficos para o rejuvenescimento da pele

 

A luz intensa pulsada (LIP) é um tipo de tratamento semelhante ao laser, e lança seus microfeixes em direções a diversos alvos com diferentes comprimentos de onda. É muito indicada para tratamento de melanoses (manchas escuras do sol), manchas de envelhecimento, manchas de causa vascular (poiquilodermia), estrias e cicatrizes vermelhas, além de ser bem utilizada para depilação de pelos finos.

 

Rejuvenescimento da pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), vários estudos demonstram que a LIP é capaz de promover efeitos benéficos para o rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele). Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno). "A LIP faz parte do tratamento rotineiro de algumas patologias, como as manchas escuras e vermelhas, por exemplo, que respondem bem a esse tratamento que é baseado no espectro da luz x alteração cutânea que se deseja tratar”, explica a dermatologista Lorena Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Bahia (SBD/BA).

 

Outros benefícios da LIP na pele envelhecida:

. Redução de microvasos, rubor e vermelhidão

. Melhora a aparência de rugas finas e grossas

. Melhora a textura e a aspereza da pele

. Reduz o tamanho de poros e a secreção de sebo

. Melhora a elasticidade e reduz a elastose (processo de degradação de fibras elásticas e colagens da pele, causado pela exposição solar)

 

Cuidados

Dra. Lorena alerta que, ao buscar esse tipo de tratamento, é importante alguns cuidados fundamentais, como procurar um profissional médico qualificado para fazer o procedimento, não ir para a sessão bronzeado, e não se bronzear nos dias seguintes. "A LIP também não é indicada para pessoas de fototipo muito alto, como morenos escuros e negros, assim como não é indicada para depilação de pelos grossos", explica a dermatologista.

 

Leia também:

Rugas e linhas de expressão: mitos e verdades

Radicais livres: o que são e como se formam