Presidente da ABM é entrevistado pela Record sobre os perigos do amianto, produto que está sob avaliação de liberação por uma comissão do Senado

O presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Robson Moura, concedeu entrevista ao Jornal da Record News, no dia 14 de maio, sobre as doenças que podem ser causadas pelo asbestos/amianto, produto que já foi banido na Europa e proibido no Brasil em 2017, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e que agora está sob avaliação de liberação por uma comissão do Senado.

Durante a entrevista, Dr.Robson declarou que, do ponto de vista médico, o risco de contaminação pelo asbesto/amianto envolve desde o processo de mineração até os equipamentos usados para seu transporte, tendo como principal grupo afetado os trabalhadores e pessoas do seu convívio.

 

Moura ressaltou que como a contaminação ocorre através da inalação, as lesões podem causar problemas nos pulmões, laringe, traqueias, estômago e qualquer outro local em que o amianto possa se implantar, causando inflamação que pode levar ao câncer. 

Ele destacou ainda que a inalação da poeira do amianto pode levar à inflamação na pleura, pericárdio ou peritônio cujos sintomas são tosse, dificuldade parar respirar e falta de ar.

O amianto é uma fibra mineral natural extraída de rochas, e apesar de trazer risco para a saúde ainda é utilizado como matéria prima em diversos países.