Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação

A Secretaria da Saúde do Estado do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização e em consonância com o Ministério da Saúde\Programa Nacional de Imunização, realizará, no período de 5 a 30 do próximo mês de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação. O dia 17 de outubro será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

• A ação tem como principais metas:

• Reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país

• Oportunizar o acesso às demais vacinas

• Atualizar a situação vacinal da população alvo

• Diminuir a incidência de doenças que podem ser prevenidas através de vacinação contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das mesmas.

Para a vacinação contra a poliomielite, o público alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Para a multivacinação, o público alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que terão a oferta de todas as vacinas do calendário básico de vacinação, com vistas à redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Diante do cenário da Covid, o Ministério da Saúde e a Sesab destacam a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, para diminuir o risco de contágio da doença, tanto entre os trabalhadores da saúde, como entre a população.

“Contamos com o apoio de todos os profissionais de saúde e gestores, para que seja alcançado o êxito das estratégias de vacinação. Precisamos aumentar as coberturas vacinais e ampliar a proteção da saúde de nossa população”, enfatiza Vânia Rebouças, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesab. Ela acrescenta que, no caso da vacina contra a poliomielite, o público alvo é toda criança de um ano a menos de cinco anos de idade, totalizando 11.282.424 crianças em todo o país, que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico. “A meta vacinar 95% do grupo alvo de um ano a menor de cinco anos de idade, de forma indiscriminada”, concluiu.

 

Buscando a população não vacinada

Menores de 15 anos que estão com o esquema vacinal incompleto ou que não tenham sido vacinados com os imunizantes do calendário básico devem atualizar o esquema vacinal, que preconiza aplicação das seguintes vacinas: BCG (administrar uma dose da vacina até quatro anos, 11 meses e 29 dias); Hepatite B (crianças não vacinadas na maternidade, administrar uma dose até um mês de idade); Pentavalente (os dois meses de idade); Rotavírus (crianças com idade de um mês e 15 dias a três meses e 15 dias podem receber a 1ª dose, crianças com idade de três meses e 15 dias até sete meses e 29 dias podem receber a 2ª dose da vacina); Pneumococo (criança a partir dos dois meses de idade deve receber duas doses desta vacina, com intervalo de 60 dias entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade, podendo ser administrada até os quatro anos).

A vacina contra febre amarela deve ser administrada a partir de nove meses de vida a 59 anos de idade, em pessoas não vacinadas ou sem comprovante de vacinação. A vacinação deve ser considerada também para pessoas com 60 anos e mais, gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de seis meses de vida, nunca vacinadas ou sem comprovante de vacinação. O serviço de saúde deverá avaliar caso a caso, levando em conta o risco/benefício da vacinação.

A vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) está indicada para crianças de 12 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, devendo receber a 1ª dose e agendar a 2ª dose da vacina tetra viral ou tríplice viral mais varicela (atenuada), conforme a disponibilidade da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

A vacina Tetra Viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela) está disponível na rotina de vacinação para crianças com idade entre 15 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias, e a vacina contra Hepatite A é indicada para crianças a partir de 15 meses até quatro anos 11 meses e 29 dias.

Crianças e adolescentes comprovadamente não vacinadas com a vacina Hepatite B ou com a Pentavalente devem receber três doses da vacina contra Hepatite B, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

A vacina meningocócica ACWY é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade, não vacinados ou sem comprovante de vacinação, e a HPV deve ser administrarem duas doses, com intervalo de seis meses entre as doses, em meninas de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), e meninas que não completaram o esquema vacinal.

 

Fonte: Sesab