Censo para identificação de portadores de doença falciforme

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou esta semana um censo para identificar pessoas com doença falciforme que residem na cidade. A estratégia seguirá até o dia 05 de setembro nas 134 unidades básica da capital.

Além dos postos de saúde, o cadastramento também pode ser feito através do link www.eventos.saude.salvador.ba.gov.br/cadastrodoencafalciforme.

Devem participar do censo portadores do agravo, pessoas com suspeita da patologia ou que tenham casos na família. Quem tiver dúvidas sobre se possui ou não a doença pode solicitar o exame em uma consulta médica.

A depender do diagnóstico, o paciente será encaminhado a um especialista, hematologista pediátrico ou adulto, nos multicentros de saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que são unidades de referência para este tratamento. A partir daí, passam a receber gratuitamente medicamentos que auxiliam no controle da doença.

Salvador é a capital brasileira com maior incidência de doença falciforme, patologia hereditária que acomete predominantemente pessoas negras. Estima-se que no município a cada 455 habitantes, um tenha o agravo. No último ano, foram cadastrados 1.106 pacientes nos ambulatórios especializados da cidade e foram feitas 2.300 notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) na capital. 

"Sabemos que se trata de uma doença hereditária e não temos como trabalhar com a prevenção, mas poderemos garantir o suporte necessário para assegurar a qualidade de vida dos pacientes com a assistência integral gratuita em nossa cidade”, explicou a técnica do Campo Temático de Doença Falciforme da SMS, Marivone Monteiro.

 

Sintomas - Os principais sintomas da doença falciforme são a anemia crônica, palidez, cor amarelada na pele e no branco dos olhos, causada por níveis elevados de bilirrubina no sangue (icterícia); inchaços nos pés e mãos, geralmente com muita dor; além de crises dolorosas nos ossos. Também podem ser registrados atraso no crescimento, feridas nas pernas, tendência a infecções e problemas.