Desnutrição de pacientes no leito hospitalar é problema endêmico no país

A saúde nutricional do paciente em estado crítico na unidade hospitalar esteve em pauta no I Seminário da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital da Bahia (HBA), durante os dias 04 e 05 de julho. Além da equipe do HBA, participaram também médicos, nutricionistas, nutrólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e demais profissionais de outras instituições hospitalares de Salvador e de São Paulo.

Combater a desnutrição no leito hospitalar é um dos principais desafios da medicina no Brasil, conforme explicou o médico cirurgião Cláudio Zollinger, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HBA. “Metade dos pacientes internados chegam às unidades de saúde já desnutridos e evoluem com a desnutrição dentro dos hospitais”.

O especialista ainda destacou que o déficit nutricional, em casos de doenças agudas, faz com que o paciente evolua para um estado de imunodepressão, deixando-o exposto aos grandes riscos da assistência hospitalar como, por exemplo, maior taxa de infecção, morbidade e mortalidade.

“Esse é um problema endêmico no país. Nós pagamos caro com os antibióticos, intervenções terapêuticas, mas esquecemos do básico. Os pacientes precisam ser nutridos para que eles ofereçam uma reação melhor durante o internamento. Para isso, nós precisamos conscientizar”, explica o coordenador.

Ademar de Oliveira, um dos médicos presentes no evento, lembrou que em 1996  foi feito um estudo que apontou que 50% dos pacientes internados eram desnutridos, mas a terapia nutricional de forma adequada traz um resultado significativo no desfecho final para o paciente. “A desnutrição agrava o quadro clínico do paciente e torna as internações mais prolongadas e pode trazer complicações". 

O evento também abordou a terapia nutricional  para pacientes com câncer,  que em sua maioria necessitam de dieta alimentar diferenciada durante e, até mesmo, depois do tratamento oncológico, além de destacar o papel da fonoaudiologia para a prevenção da broncoaspiração, condição em que alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas, que pode causar pneumonia ou morte por asfixia.