Primeira residência em emergência do estado inicia em março

A primeira residência médica em emergência da Bahia começa a partir de março, no Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia. O programa aprovado pelo Ministério da Educação terá duração de três anos sob a supervisão da Coordenação do Serviço de Urgência e Emergência do hospital, com a oferta de seis vagas anuais. A formação abrange as diversas frentes que envolvem a assistência emergencial. A seleção dos médicos residentes aconteceu em novembro passado, por meio de processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem-Bahia). 

Na unidade hospitalar, os residentes vão vivenciar experiências nas áreas de urgência e emergência, que contemplam desde a clínica médica, passando pela cirúrgica e UTIs pediátrica e adulto, entre outras. "Ao longo da residência, há muita troca de informações e discussão entre as equipes sobre os casos recebidos pelo hospital. Isso permite atualizar as nossas práticas de saúde além de gerar novos conhecimentos", afirma o médico-coordenador Municipal do Serviço de Urgência e Emergência, Ivan Paiva. 

Em funcionamento desde abril de 2018, o Hospital Municipal de Salvador está localizado na Boca da Mata, próximo a Cajazeiras, onde são atendidos casos de urgência, emergência e ambulatoriais. A unidade conta com um completo parque de diagnóstico por imagem, onde são realizados exames de tomografia, ressonância magnética e endoscopia, e disponibiliza 210 leitos à população.