Conheça a aromaterapia e seus benefícios para a saúde

A aromaterapia é uma prática terapêutica secular que utiliza as propriedades dos óleos essenciais 100% puros para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando a promoção da saúde física e mental. O aroma e as partículas liberadas pelos óleos estimulam diferentes partes do cérebro ajudando a aliviar diversos sintomas e patologias.

Seu uso pode ser associado à outras Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como acupuntura, reiki, terapia de florais, cromoterapia, constelação familiar, meditação, cristais, massagem, dentre outras, e tem sido adotada por diversos profissionais de saúde, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, veterinários, terapeutas holísticos e naturistas.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, as PCIS não devem substituir o tratamento tradicional, mas podem complementar no tratamento quando orientadas e indicadas por profissionais especializados. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 procedimentos de PICS à população, de forma integral e gratuita, entre elas a aromaterapia.

 

 

“Acrescentar os óleos essenciais ao toque terapêutico aumenta as possibilidades de recuperação do paciente de modo mais imediato. O torna colaborativo, engajado ao tratamento e amplia as possibilidades de autocuidado e da cura”, explica a especialista Wilma Andrade, fisioterapeuta acupunturista, ativista da saúde quântica e professora da Universidade Salvador (Unifacs).

Ela recomenda a aromaterapia especialmente para mulheres com altas taxas de cortisol  (conhecido como o “hormônio do estresse”), e  pacientes com ansiedade e baixa imunidade. “É também bem aplicada para acompanhar massagens terapêuticas, tratamentos estéticos, tratamentos que usam terapia manual, drenagem linfática e outras práticas integrativas”, reforça Wilma.

O também fisioterapeuta acupunturista Luiz Augusto de Souza trabalha com cicatrização de feridas e já usou óleos essenciais no tratamento de alguns pacientes, com sucesso. “Tratei uma escara muito profunda e de difícil resolução, usando óleos essenciais diluídos a 5% em base vegetal de óleo de babaçu e o resultado foi impressionante.  O ferimento, que tinha tecido fibrótico e esfacelo, foi totalmente recuperado”.

Apesar de usar produtos naturais, é importante que a aromaterapia seja orientada por um profissional especializado, que vai saber indicar o melhor óleo essencial a utilizar em cada caso, assim como só o especialista pode indicar as misturas, que devem seguir fórmulas específicas.

 

Os óleos essenciais

Óleo essencial é um composto orgânico volátil que consiste de pequenas moléculas com aromas distintos que rapidamente passam do estado líquido para o gasoso. São altamente concentrados, o que os tornam muito potentes.  Escondido nas raízes, casca, sementes e flores de plantas, não podem ser vistos a olho nu.

A especialista Wilma Andrade indica alguns dos mais utilizados, e seus benefícios:

Lavanda: Indicado para Síndrome Pré Menstrual (SPM), insônia, acne, distúrbios respiratórios, asma, sinusite, depressão, tensão nervosa e convulsão. Também é calmante, sedativo e cicatrizante.

 

 

Hortelã: É estimulante, revigorante, refrescante, calmante, antiespasmódico, digestivo e hepático.  Indicado para tratamento de acne, sinusite, dores musculares e cansaço mental. Estimula e desperta a mente, o sistema nervoso central e as funções digestivas.

Laranja: Indicado para problemas digestivos, cólica, tensão nervosa e insônia, tratamento de pele, febre, indigestão, disfunções estomacais e flatulência.

Alecrim: É analgésico, restaurador do sistema respiratório e antisséptico, alivia sintomas de rinite, bronquite, sinusite e pulmão cheio, limpa, esteriliza e impede a proliferação de micro-organismos, e é útil no alívio de dores musculares. No campo emocional, é utilizado para inquietação, perfeccionismo, otimiza a memória e ajuda a desbloqueia emoções. “Esse óleo colabora com a clareza mental e é útil para mente inquieta e em momentos onde é necessário enxergar a situação com nitidez para tomada de decisões”, reforça Wilma.

 

Ajuda a emagrecer

Por ser uma terapia  que ajuda a estimular o cérebro e melhorar a disposição mental e psicológica, estudos apontam os benefícios da aromaterapia no tratamento da obesidade, tornando mais fácil seguir uma dieta e manter uma rotina de exercício frequente.

Além disso, alguns óleos essenciais também ajudam a diminuir o apetite e aliviar situações de ansiedade ou depressão, que estão muitas vezes associadas ao excesso de fome e à vontade de comer alimentos mais calóricos. “Já existem artigos científicos abordando também a eficácia da meditação associada à aromaterapia no controle da ansiedade para o tratamento da obesidade. E já tem clínicas especializadas aplicando a terapia”, informa Wilma.

 

 

Experiência pessoal

Prestes a conseguir sua certificação como aromaterapeuta, a executiva Isabel Gandarela conheceu e se aprofundou em óleos essenciais em uma viagem para os Estados Unidos, e se encantou com os benefícios que o uso da terapia trouxe para sua vida e de sua família. “Nada deve substituir o tratamento com médicos e procedimentos de saúde, mas a aromaterapia ajuda a dar qualidade de vida. O uso de óleos essenciais tem um caráter preventivo e terapêutico na vida de qualquer pessoa. Para mim e minha família trouxe benefícios para o sistema respiratório, imunológico e emocional”.