Câncer colorretal: hábitos saudáveis de vida são fundamentais na prevenção

Oncologista alerta que 85% dos casos de câncer colorretal são decorrentes de hábitos alimentares e estilo de vida.

 

O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. Quando detectado precocemente, é passível de tratamento e boas chances de cura. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil é o terceiro tipo de tumor com mais incidência na população.

Embora o histórico familiar seja um fator preocupante, o oncologista Robson Moura, atual presidente da ABM (Associação Bahiana de Medicina), alerta que 85% dos casos de câncer colorretal são decorrentes de hábitos alimentares e estilo de vida. “O histórico familiar é muito importante, mas são os hábitos alimentares e o estilo pouco saudável de vida as principais causas desse tipo de câncer. Ou seja: consumo excessivo de produtos processadas, industrializados e embutidos, tipo salsicha, salame, linguiça e outros; consumo exagerado de carne vermelha; sedentarismo; tabagismo e excesso de bebida alcoólica”, alerta o especialista.

 

Outros fatores de risco são:

• Histórico familiar de câncer colorretal

• Doença inflamatória intestinal crônica (colite ulcerativa ou doença de Crohn)

• Diabetes 

 

Prevenção e colonoscopia

Assim como na maioria das doenças crônicas não-transmissíveis, a prevenção do câncer colorretal envolve a adoção de um estilo de vida saudável e o exame de rastreamento através da colonoscopia. “Quem tem histórico familiar da doença precisa fazer a colonoscopia todo ano, a partir dos 40 anos, e a cada 2 anos, a partir dos 50 anos. Se não houver histórico familiar, fazer a cada 2 anos, a partir dos 50 anos, e ao menos uma vez por ano a partir dos 60 anos”, explica o oncologista.

 

Sintomas

Assim como outros tipos de câncer, os sintomas do câncer colorretal também não aparecem no início, só quando está em estágio mais avançado. Os principais sintomas são:

 

• Dor e cólica abdominal frequente

• Presença de sangue nas fezes

 

Outros sintomas também podem ser:

 

• Alteração no ritmo intestinal, como diarreia ou constipação

• Emagrecimento rápido e não intencional

• Anemia, cansaço e fraqueza

 

Leia também:

 

Aumenta a incidência de câncer de intestino em mulheres

Por que a atividade física é importante na prevenção de câncer