Centro de Trauma do Hospital Santa Izabel: cirurgiões experientes e estrutura completa
Estudos mostram que pacientes vítimas de trauma têm mais probabilidade de sobreviver e alcançar atendimento eficiente quando assistido em um centro especializado
Primeiro hospital privado com Centro de Trauma em Salvador, o Hospital Santa Izabel (HSI) montou uma estrutura que combina equipe de cirurgiões completa e especializada, profissionais de enfermagem capacitados, equipamentos de alta tecnologia e protocolos gerenciados para atender com agilidade e segurança pacientes vítimas de todos os tipos de trauma, causados por acidentes de trânsito e domésticos, quedas ou violência.
Já em funcionamento, o novo centro qualificou toda a linha do cuidado ao trauma, assegurando mais agilidade e resolutividade na assistência integral ao paciente politraumatizado. O melhor desempenho é garantido ainda pela retaguarda hospitalar e por uma equipe de cirurgiões capacitados, com área de atuação em trauma, coordenada pelo Dr. Gabriel Schnitman e composta pelos Drs. André Gusmão, Marcio Rivison, Roberto Valente e Izio Kowes, que há três meses vem mantendo treinamentos com todas as equipes do hospital.
A vítima de trauma costuma precisar de complexos cuidados assistenciais feitos por equipe multiprofissional treinada e com atuação integrada. As taxas de sobrevivência para pacientes com lesão traumática dependem do tempo de socorro, diagnóstico e tratamento precisos.
“O Hospital montou um centro de trauma muito bem estruturado”, afirma Dr. Gabriel Schnitman, ressaltando que a capacitação técnica da equipe multiprofissional e a estrutura tecnológica e de suporte ao paciente crítico contribuem para um melhor resultado. “Da porta de entrada ao pós-cirúrgico, se necessário, todo o atendimento é acompanhando pelo cirurgião do trauma que, treinado em ATLS (Suporte de Vida Avançado no Trauma), está preparado para avaliar e assistir o paciente durante todo o processo de cuidado”, acrescentou.
Foto: divulgação Hospital Santa Izabel
Ambulatório - A melhoria no atendimento envolveu, ainda, a implantação de um ambulatório de cirurgia de trauma, onde os pacientes continuam sendo acompanhados pelo cirurgião e por uma equipe de especialistas de outras áreas médicas, juntamente com enfermeiros especializados, fisioterapeutas e psicólogos.
Outro destaque do novo centro é a sala de trauma. Ela foi devidamente preparada para permitir a realização de intervenções cirúrgicas dentro da própria unidade de emergência. O alinhamento com outros setores do hospital – bioimagem, banco de sangue, hemodinâmica, centro cirúrgico e terapia intensiva – foi outro ganho importante.
“Tudo foi realizado de forma planejada para oferecer estrutura similar a dos principais centros internacionais, nos quais a taxa de mortalidade e resolução de casos foi positivamente impactada depois da implantação de unidade especializada”, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia.
Crescente de casos - Este investimento do HSI acontece em um momento em que se tem registrado aumento no número de casos de pacientes vítimas de traumas causados por acidentes de trânsito e domésticos, quedas, afogamentos, violência e outras ocorrências.
Os acidentes de trânsito e as quedas, especialmente de idosos, lideram as internações por trauma. “O número de vítimas na nossa população é crescente. O trauma representa a principal causa de mortes na população abaixo dos 40 anos de idade. Ele não poupa ninguém e pode ocorrer em qualquer faixa etária e em qualquer lugar”, reforça Dr. Izio Kowes.
Muito indicada por especialistas e por quem já utilizou os seus serviços, a unidade de Emergência do HSI tem atendimento ininterrupto (24h). Outro diferencial é o acolhimento humanizado, reforçado por eficiente capacidade técnica e pela retaguarda de um hospital de grande porte. “Evoluímos também no atendimento direcionado à necessidade individual e integral do paciente, aperfeiçoamos a classificação de risco, qualificamos a assistência aos casos de menor gravidade e agilizamos a admissão de pacientes graves que necessitam de atendimento imediato”, acrescenta o diretor Técnico Assistencial do HSI, Dr. Ricardo Madureira.
Oferecimento: Hospital Santa Izabel