
Aprenda a se vestir de acordo com a ocasião
A dica está ali, bem clara, impressa no convite. O traje pode estar definido, mas a dúvida persiste: com que roupa eu vou? Esporte, passeio, social, black-tie, gala... o que isso quer dizer? Henry Alavez, estilista com passagens por grandes grifes brasileiras, desvenda o enigma do dress code – ou código de vestimenta – para que você nunca mais se sinta um peixe fora d’água por apostar na informalidade quando o evento exige uma produção mais elaborada ou optar por um look social quando a idéia da festa é estar à vontade.
Esporte - “É o estilo mais simples e informal. Mas isso não significa usar bermuda e tênis”, ressalta Henry. Os homens podem dispensar a gravata e optar por um visual despojado, mas sem perder a elegância. Calças de brim, sarja ou jeans caem bem nessas ocasiões. Elas devem ser acompanhadas por camisas esportivas - de mangas curtas ou longas - ou pela tradicional camisa pólo. Mocassins esportivos ou docksides completam o look.
Para as mulheres valem os tecidos simples, como o crepe e o algodão, que podem vir em saias, calças ou vestidos. O jeans com top ou túnica também é bem-vindo. “Se a festa for à noite, o velho e bom tubinho preto é infalível”, avisa o estilista. Terninhos esportivos servem de alternativa para o inverno. Nos assessórios, sapatos ou sandálias baixos e bolsas grandes para o dia e de tamanho médio para a noite. E é bom evitar maquiagem pesada.
Passeio ou esporte fino - Chamado antigamente de tennue de ville, ainda refere-se a compromissos informais, mas exige um pouco mais de cuidado. Nas festas realizadas até o final da tarde, o homem pode vestir calça de sarja acompanhada de camisa clara e blazer (sem gravata); terno claro ou ainda calça com blazer escuro. Nos eventos noturnos, pode-se optar por um terno de tom escuro; ou ainda calça com blazer. “A flexibilidade da moda faz da gravata um assessório opcional”, ensina.
Os tecidos continuam leves, como a musseline e o crepe, em vestidos discretos, como os tubinhos para as mulheres. As pantalonas também são bem-vindas, assim como os tailleurs de calça ou saia. Nos pés, sandálias de salto médio. Bolsas menores são indicadas para festas à noite. O visual se completa com jóias ou bijoux discretas.
Passeio completo ou social - Mais formais, os eventos com esse dress code exigem mais atenção e requinte na produção. O traje masculino exige, obrigatoriamente, terno e gravata. Os ternos de padrão único aparecem em tom escuro (azul-marinho, grafite ou risca de giz). A camisa social deve ser branca ou azul-clara e a gravata vem com estampa discreta. O colarinho, de preferência, deve ser sem botão.
A ocasião é apropriada para as mulheres usarem vestidos com decotes discretos em tecidos nobres, como a seda, o shantung e o tafetá. Também é possível investir em transparências, como a da musseline, e em bordados sutis. Para acompanhar o look, xales, echarpes e casaquinhos. “Calçados? Só os de salto alto!”, diz o estilista taxativo. As bolsas são pequenas. Cabelo e maquiagem merecem capricho.
Black-tie - Sinônimo de glamour e protocolo, requer um visual sofisticado. Os homens devem estar de smoking, sempre! A camisa é branca ou preta com pregas, gravata borboleta e faixa branca ou preta. Sapatos? Os pretos de verniz. Cabelo e barba bem tratados são indispensáveis.
O vestido longo é o traje mais apropriado para a mulher e pode vir marcado por fenda ou decote mais pronunciado. O tecido deve ser nobre, como a seda, a renda, a casimira e o tafetá. Complete o visual com jóias, calçados de saltos altos e bolsa pequena. Maquiagem caprichada e cabelos presos num belo penteado.
Gala - O mais exigente de todos. Os convidados devem se vestir com elegância e muita sofisticação. A casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida) é o traje adequado para os homens nas festas de gala. Gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas para cima. Sapato social preto, sem cadarço.
Vestido sempre longo, abaixo do tornozelo, é o traje feminino exigido. Os tecidos devem ser nobres, como a seda e a renda. Os bordados também casam com a ocasião. Sandálias ou sapatos altos, bolsa pequena e jóias completam o look. Cabelo e maquiagem impecáveis!