O que os problemas nas unhas podem revelar sobre sua saúde

É muito importante ficar atento aos aspectos das unhas e os sinais que podem revelar muita coisa, desde problemas simples, até problemas mais sérios que precisam ser investigados

 

Você sabia que as unhas dizem muito sobre a nossa saúde? A saúde das unhas está diretamente relacionada não apenas aos cuidados estéticos, mas, principalmente, às nossas características metabólicas, como balanço nutricional, estado da tireoide, dos rins, dos pulmões, podendo ser acometida por patologias inflamatórias, infecciosas e neoplásicas. Não só fungos e bactérias, mas várias doenças, e até o consumo exagerado de alguns alimentos, assim como de alguns medicamentos, e a alteração hormonal durante o ciclo menstrual podem modificar os aspectos das unhas e indicar problemas que precisam ser investigados.

Por isso, ao perceber qualquer alteração nas unhas é importante procurar um médico dermatologista. “A unha é resultado da produção permanente da matriz ungueal e seu aspecto depende da saúde dessa matriz, leito e placa ungueais (a parte dura da unha), do tecido e da falange óssea. O médico vai avaliar as modificações na forma, superfície e coloração da placa ungueal e do tecido periungueal para identificar possíveis patologias”, explica a dermatologista Maria Elisa Alves Rosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Bahia (SBD/BA). Além da avaliação clínica, o médico pode pedir exames complementares, como exames micológico, laboratoriais, histopatológico e radiológico do aparelho ungueal.

 

Os principais problemas nas unhas

De acordo com Dra. Maria Elisa, as principais queixas nos consultórios, de longe, são as unhas fracas e quebradiças. Ela explica que esse problema pode ser causado por hábitos cosméticos, como pintar as unhas de forma contínua, polir a unha em excesso, remover excessivamente as cutículas, e até o uso de acetonas, mas também é preciso avaliar as questões metabólicas e nutricionais.

Outra queixa frequente com as unhas, explica a dermatologista, é a onicólise (quando a unha se desloca do leito ungueal), que pode indicar desde uma onicomicose (infecção causada por fungos) até um trauma ou doenças inflamatórias e alterações metabólicas. “Por isso, é importante a avaliação com um dermatologista que, além do exame físico, fará uma análise cuidadosa da história daquela alteração”, orienta a médica. Ela alerta que para fazer o exame as unhas não podem estar esmaltadas nem limpas excessivamente para não prejudicar a coleta de exames diretos.

 

Confira os principais sinais/alterações nas unhas e que tipo de problemas podem indicar

 

Unhas quebradiças e secas

 

 

Normalmente estão relacionadas com o envelhecimento natural, mas podem acontecer como consequência de:

• Alergias a esmaltes ou produtos de limpeza

• Excesso de manicure ou remoção de unhas em gel

• Deficiência de ferro, ácido fólico, vitaminas A, B12 ou C

• Doenças, como psoríase, micose, hipertireoidismo ou anemia

 

Unhas com manchas brancas 

 

Geralmente não indicam problema de saúde, mas podem surgir devido:

• Uso de alguns antibióticos

• Doenças, como vitiligo ou hanseníase

• Após um trauma no local, como pancadas, bater com a unha na parede ou prender o dedo numa porta

• Podem sinalizar variações hormonais, geralmente visto no ciclo menstrual

 

Unhas amareladas

 

 

São comuns em pessoas idosas, mas merecem muita atenção pois podem indicar:

• Infecção por fungos

• Doenças como diabetes, psoríase, artrite reumatóide, cirrose, hepatite, ou problemas pulmonares, como bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crônica

• Podem surgir após o uso de alguns medicamentos, ou indicar alergia a produtos de limpeza e até fumaça de cigarro

• Ou como consequência de ingestão excessiva de cenoura, abóbora ou batata doce, que podem deixar as unhas mais amareladas

 

Unhas azuladas

É conhecida como cianose e bastante comum quando se está em ambiente mais frio, pelo baixo nível ou falta de oxigênio no sangue. Mas também podem indicar problemas circulatórios, como a doença de Raynaud, alterações respiratórias, como enfisema, asma ou pneumonia ou doenças do coração, como insuficiência cardíaca.

 

Unhas avermelhadas

Aparecem principalmente nas bordas e causada por inflamações devido a infecção por bactérias, vírus ou leveduras, devido a traumas, como remoção de cutículas, machucados, ou por unha encravada, por exemplo. Em alguns casos, pode ocorrer formação de pus nas bordas das unhas. Mas alguns problemas de saúde podem deixar as unhas completamente avermelhadas, como doenças do coração ou dos pulmões, hipertensão ou derrame cerebral.

 

Unhas esverdeadas

 

 

Também chamada de síndrome das unhas esverdeadas, ocorre por uma infecção causada pela bactéria pseudomonas aeruginosa.  Pode surgir nas unhas das mãos ou dos pés e geralmente não causa dor mas a pele ao redor da unha pode ficar inchada, dolorida ou vermelha.

 

Unhas com linhas escuras

São causadas por uma alteração conhecida cientificamente como melanoníquia, que é mais comum em pessoas com pele escura, mas que também pode surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos como antibióticos ou zidovudina, utilizado no tratamento do HIV. 

As linhas podem apresentar cor marrom, cinza, ou preta e podem se desenvolver nas unhas das mãos ou dos pés. É preciso ter especial atenção quando as linhas se desenvolvem ao longo do tempo, pois podem indicar aumento da produção de melanina, que pode ser um dos primeiros sintomas do melanoma, um tipo de câncer de pele.

 

Unhas onduladas

Pode ser um processo natural de envelhecimento e é comum em pessoas idosas, mas também pode ocorrer por doenças de pele que deixam as unhas mais secas como psoríase, líquen plano, dermatite atópica, alopecia areata ou lúpus.

 

Unhas arredondadas

As unhas arredondadas e com as pontas dos dedos curvadas podem iniciar de forma lenta ao longo dos anos, sem que a pessoa perceba, e podem piorar com o tempo, geralmente sentidas quando incham e tornam-se dolorosas quando pressionadas. 

Isso acontece devido a baixa oxigenação do sangue que pode ser sinal de doenças cardiovasculares ou pulmonares, mas também pode ser sinal de doenças hepáticas, inflamação intestinal ou infecção pelo HIV.

 

10. Unhas viradas para cima 

 

 

Também chamadas de coiloníquia, quando as unhas se projetam para fora e ficam com aspecto de colher. Geralmente, é um sinal de que a circulação sanguínea não está conseguindo chegar corretamente ao centro da unha, indicando falta de ferro, problemas cardíacos ou hipotireoidismo.

 

11. Descolamento da unha

É chamado de onicólise, caracterizado por descolamento total ou parcial da unha da mão ou do pé e pode ser causado por uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza. Também pode ser causada por infecção por fungos, psoríase ou hipertireoidismo, ou uso de alguns medicamentos.

 

Leia também:

Como garantir a saúde da pele, cabelos e unhas