Pele, cabelo e unhas: 23 mitos e verdades

São muitos os cuidados necessários para tratar pele, cabelo e unhas, mas é preciso estar bem informado e saber o que é verdade e o que é mentira

 

Os cuidados com a pele, assim com qualquer outro órgão, estão baseados em cuidados com a saúde. Um estilo de vida saudável favorece não só a aparência estética, mas a qualidade estrutural da pele, cabelo e unhas. As recomendações fundamentais são:

• Dormir ao menos 6 horas de um sono de boa qualidade 

• Evitar o tabagismo

• Evitar a ingestão excessiva de bebida alcoólica

• Adotar uma alimentação saudável e bem balanceada

• Beber bastante água

• Usar fotoproteçao solar adequada ao tipo de pele e ao nível de exposição

 

Além disso, são muito bem-vindos cuidados como esfoliação, limpeza de pele, massagem linfática, procedimentos estéticos para atenuar rugas e linhas de expressão, uso de colágeno, alimentação equilibrada para combater os radicais livres, e muito mais.

Mas é preciso ficar bem informado. Assim como existem muitos cuidados, existem também muitos mitos. Outro cuidado importante é sempre procurar um dermatologista, o especialista devidamente autorizado e capacitado a avaliar, orientar, prescrever e executar procedimentos estéticos.

 

Conheça 23 mitos e verdades:

 

  1. Comer carne vermelha em excesso pode causar mais rugas a longo prazo. MITO.

As rugas estão relacionadas, às características genéticas e hábitos de vida. Uma dieta balanceada ajuda, mas nenhum alimento, isoladamente, é capaz de causar ou prevenir as linhas de expressão.

 

  1. Botox é a solução para qualquer tipo de ruga. MITO.

A toxina é parte importante do arsenal terapêutico de um dermatologista, mas não é a única solução. Medicações dermocosméticas e procedimentos, como peelings e lasers, além dos cuidados domiciliares, também fazem parte do tratamento.

 

  1. Forçar os olhos para enxergar causa "pés-de-galinha".PARCIALMENTE VERDADE.

“Apertar” a região em volta dos olhos para enxergar, contraindo os músculos perioculares, acaba “dobrando” a pele e pode contribuir para a piora das rugas nessa região. Mas isso ocorre quando a pele já apresenta deficiência em colágeno e hidratação. Uma criança, mesmo com dificuldade de enxergar à distância, não vai ficar enrugada porque ainda tem a pele jovem e com boa elasticidade.

 

  1. "Pés-de-galinha" são hereditários.PARCIALMENTE VERDADE.

Os “pés-de-galinha” são aquelas rugas da região periocular. Como todas as rugas de expressão, estão relacionadas à contração muscular. Mas características como o fototipo da pele são geneticamente herdadas e, como já se sabe, fatores genéticos influenciam no aparecimento das rugas.

 

  1. Beber pouca água pode provocar rugas no rosto. MITO.

Nenhum elemento, isoladamente, está relacionado ao aparecimento das rugas.

 

  1. Máscaras e cremes faciais não são recomendadas para o tratamento de rugas. VERDADE.

As rugas têm um componente estrutural que não é atingido pelas máscaras e cremes, mas esses tópicos ajudam no cuidado geral com a pele, como hidratação, na ação antioxidante, homogenizaçao da coloração e no aspecto superficial da pele.

 

  1. Uma boa noite de sono ajuda para ter a pele bonita. VERDADE.

Durante o sono existe maior intensidade da regeneração das células da pele, além da secreção do hormônio GH que estimula a produção do colágeno e da elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, além da melatonina, hormônio que regula o sono e ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele!

 

  1. Pele oleosa precisa de menos hidratação. MITO.

Na pele oleosa ocorre uma produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e a hidratação é benéfica para controlar essa produção, além de uniformizar o relevo e ajudar a tolerar os tratamentos.

 

  1. Banho quente faz mal para a pele. VERDADE.

Água com temperatura muito alta retira a barreira protetora da pele, deixando a pele mais ressecada. Ao mesmo tempo estimula a produção de sebo, deixando a face mais oleosa e propiciando o surgimento de dermatite seborreica no couro cabeludo.

 

  1. Alimentação saudável ajuda na hidratação da pele. VERDADE.

Uma dieta balanceada contribui para uma pele mais firme e saudável. As vitaminas e minerais presentes nas frutas, além de ômega 3 e alimentos ricos em vitamina A, mantém a pele hidratada e ajudam a estimular a produção de colágeno.

 

  1. A pele hidratada suporta mais o uso de maquiagem. VERDADE.

A hidratação mantém o equilíbrio natural da pele, reduzindo a oleosidade e deixando a pele mais uniforme. Dessa forma, a pele tolera melhor o uso da maquiagem diariamente, sem sofrer prejuízos. O importante é sempre lavar o rosto e retirar toda a maquiagem antes de dormir!

 

  1. A hidratação do rosto deve ser igual à do corpo. MITO

A pele do rosto tem diversas características individuais, assim como pH diferente do corpo. Muitas vezes a pele do rosto tem tendência à oleosidade enquanto a do corpo tende a ser mais ressecada. Por isso, devem ser hidratações e tratamentos diferentes.

 

  1. Protetor solar com base funciona melhor do que maquiagem com protetor. VERDADE.

Protetor solar com base, além de ter o mesmo efeito protetor, tem uma função de barreira mecânica contra a luz visível. Diferente da maquiagem com protetor, que não tem cobertura suficiente para evitar os danos solares.

 

  1. Máscaras caseiras são benéficas, mas é preciso cuidado com os ingredientes. VERDADE.

As máscaras caseiras podem ser feitas com intuito de hidratar a pele, mas devem ser deixados de lado produtos com água oxigenada e outros ácidos que podem ser prejudiciais. Óleo de coco e hidratantes nutrem a pele sem riscos, mas é sempre recomendado pegar dicas e orientações com o dermatologista.

 

  1. Depilar a sobrancelha com cera contribui para a flacidez nas pálpebras. MITO.

A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno, e o uso da cera não tem esse impacto na pele. O processo de envelhecimento, e consequente flacidez, têm outras causas, como exposição excessiva ao sol, consumo de álcool e cigarro, radicais livres e alimentação inadequada.

 

  1. As águas termais fazem a diferença. VERDADE.

A água termal é rica em nutrientes e antioxidantes, além de minerais que promovem ação protetora para a pele, ajudando a proteger dos danos causados pelo sol, frio, maquiagem e poluição. Ainda tem ação tônica, hidratante e calmante, trazendo equilíbrio e diminuindo o processo inflamatório. Também tem efeito refrescante e acelera os processos de cicatrização da pele.

 

  1. Compressas de pepino evitam o envelhecimento. VERDADE.

O pepino é um poderoso hidratante devido à composição de 90% de água e 10% de ácido ascórbico (vitamina C), flavonoides, ácido cafeico, e folato. Além disso, esse complexo de nutrientes tem propriedades anti-inflamatória, calmante, clareadora, regeneradora celular, e ajuda a reduzir o inchaço da pele.

 

  1. Os produtos de manipulação são mais eficientes do que os prontos. MITO.

Os produtos manipulados têm eficácia semelhante aos produtos prontos. Muitas vezes, o tratamento mais direcionado proporciona resultados mais rapidamente. Mas em termos de eficácia são muito semelhantes. Tudo depende da qualidade do produto manipulado, da farmácia de manipulação e do uso correto do que foi prescrito pelo médico dermatologista.

 

  1. Não é verdade que os óculos escuros são parceiros contra o envelhecimento. MITO.

Os óculos escuros servem como uma barreira física para proteger os olhos e toda a região das pálpebras, que são bastante sensíveis aos sinais da idade. No ambiente ensolarado tendemos a franzir os olhos para protegê-los da luz, contribuindo para o surgimento das rugas de expressão, como os “pés-de-galinha” e as rugas na área da testa.

 

20.  É indicada a suplementação de colágeno a partir dos 30 anos. VERDADE.

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, mas entre os 30 e 35 anos é recomendado procurar um especialista para indicar e prescrever a suplementação uma vez que nessa idade o corpo começa diminuir a capacidade de produzir a proteína e alguns fatores também colaboram para a degradação do colágeno, como a radiação ultravioleta, a poluição, o estresse oxidativo e o cigarro. Fazer a reposição é importante para ajudar na firmeza e elasticidade da pele, além de promover a saúde do cabelo e das unhas. Sem falar que é fundamental para a formação de tensões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, prevenindo, assim, o contato entre os ossos e seu consequente desgaste.

 

  1. Esfoliação para pele branca também serve para pele negra. MITO.

A pele negra requer mais cautela com esfoliação porque possui evaporação transepidérmica maior do que a pele branca, e tem tendência a ser uma pele de característica mais oleosa e desidratada, por esse motivo precisa ter cuidado com esfoliação à base de ácidos, por exemplo, que retira mais água da pele e favorece maior produção de sebo. Na dúvida, é sempre indicado procurar um dermatologista.

 

  1. Suplementos probióticos, ômega 3 e vitamina D são indicados para a saúde dos cabelos e das unhas. VERDADE.

Desde que indicado por um especialista, para prescrição individual. Os suplementos que apresentam mais resultados no processo da viscosidade natural da saúde capilar e das unhas são à base de probióticos, ômega 3, vitamina D, zinco, cúrcuma, resveratrol, whey protein e extrato de própolis.

 

23. Não há problema em polir e pintar as unhas continuamente. Mito

Pintar e polir continuamente as unhas, assim como remover as cutículas excessivamente contribuem para deixá-las fracas e quebradiças. Também é preciso cuidado com o uso de acetonas.

 

 

Leia também:

Nutrientes fundamentais para 50+

O que os problemas na unha revelam sobre sua saúde

Radicais livres: o que são, como se formam e os cuidados com a alimentação

Por que é importante fazer limpeza de pele

Os cuidados com a esfoliação facial