Tech Neck: a doença dos tempos modernos

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 mostram que dos 208,5 milhões de habitantes, cerca de 138 milhões usam celulares. O problema é que o uso excessivo destes aparelhos, especialmente em posições erradas, pode causar um problemão: o tech neck.

Em tradução literal do inglês, o 'pescoço tecnológico' já é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de uma doença que afeta os ossos e a musculatura da região do pescoço, por conta do uso excessivo de eletrônicos.

De acordo com o ortopedista do Hospital Santa Izabel Flávio Sant’ana, isso acontece porque, quando utiliza-se o celular, geralmente o pescoço é flexionado de forma incorreta para baixo. “Quando usamos algum aparelho portátil, como celular, tablet, ou até mesmo notebook, inclinamos nosso pescoço em um ângulo aproximado de 60º, o que provoca a incidência de um peso maior na região. Para ter uma noção, é como se o local tivesse que suportar um peso de até 30kg”, explica.

As consequências para a saúde variam conforme a idade e o tempo de uso dos equipamentos. “Uma pessoa mais jovem, possivelmente, vai sentir apenas dores musculares. os mais velhos, contudo, podem apresentar uma artrose, criando uma degeneração do disco invertebral ou comprimindo as raízes nervosas da região. Isso resulta em muita dor e um tratamento mais demorado”, ressalta o ortopedista.

A estética também é afetada. Como a musculatura se adapta facilmente às posturas corporais, ficar muito tempo com o pescoço inclinado para baixo pode gerar flacidez e resultar na tão indesejada ‘papada’.

Prevenção

 

 

A principal dica para acabar com o tech neck é a utilização correta dos aparelhos eletrônicos, deixando-os sempre em frente ao rosto sem precisar flexionar o pescoço. Para quem usa notebook, o ideal é mantê-lo na altura dos olhos. Além destas instruções, Dr. Flávio Sant’ana também dá outras dicas para levar uma vida melhor sem precisar abolir o celular:

• Ombros: trabalhar a musculatura dos ombros ajuda a conseguir manter a posição correta do pescoço sem sentir grandes incômodos;

• Alongamentos: Fazer alongamentos no pescoço de três a quatro vezes ao dia também auxilia no relaxamento da região;

• Atividade física: esta é uma dica que ajuda em todos os problemas de saúde, não só tech neck. Praticar caminhadas e musculação pode auxiliar na musculatura de todo o corpo e acabar com as dores musculares e na coluna. Aulas de pilates podem ser muito benéficas.

Dr. Flávio adverte que o único tratamento para o tech neck é a fisioterapia e a manutenção da postura correta. Caso as dores na região do pescoço persistam durante muito tempo, o melhor é buscar um médico especialista.