Dá para emagrecer fazendo caminhada: veja as dicas

Que caminhar faz bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas com um plano de treinamento regular, e cuidando da alimentação, a caminhada se torna uma grande aliada no processo de emagrecimento por ser um exercício físico aeróbico que promove gasto energético. Além disso, a caminhada tonifica e fortalece os músculos e promove diversos benefícios para saúde:

•Melhora a circulação sanguínea

• Reduz os riscos de desenvolver colesterol, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes

• Combate a aterosclerose

• Melhora a capacidade cardiorrespiratória e o sistema cardiovascular

• Fortalece a musculatura

• Aumenta a densidade óssea

• É eficaz na prevenção da osteoporose

• Diminui os sintomas de estresse e ansiedade

 

Para emagrecer: caminhada ou corrida?  

A educadora física e personal trainer Ana Silveira, explica que a corrida tem um gasto calórico maior e costuma ser praticada por quem quer emagrecer ou melhorar o condicionamento físico, porém a caminhada é mais indicada para quem está saindo do sedentarismo e busca qualidade de vida através dos benefícios que o exercício proporciona. "Para fazer corrida, é preciso ter mais preparo físico e nenhuma patologia óssea ou articular porque a corrida exige mais, uma vez que promove maior impacto. Por isso, todo cuidado é pouco para não aumentar o risco de lesão", orienta.

 

Plano de treinamento para emagrecer com a caminhada

Mas dá para emagrecer fazendo caminhada também. Veja as dicas da personal:

1 – Mesmo sendo só caminhada, é importante fazer uma avaliação médica, incluindo exames cardiológicos. “Essa orientação é válida antes de iniciar qualquer plano de treinamento físico”, orienta;

2 - Outro ponto importante é saber os principais fatores que impactam nas calorias queimadas durante a caminhada: a distância percorrida, a velocidade e o peso corporal;

3 - A caminhada precisa acontecer de forma regular: se não der para ser todos os dias, se organize para fazer de 3 a 4 vezes por semana;

4 – Ciente disso, um plano básico de caminhada, para quem tem o objetivo de emagrecer, é começar de forma gradativa;

5 - Então, na primeira semana, comece caminhando de 20 a 30 minutos, em uma velocidade confortável para seu corpo;

5 - Na segunda ou terceira semana, aumente esse tempo para 40 a 50 minutos;

6 - Só depois da quarta ou quinta semana aumente a velocidade, mas sempre com cuidado para não exagerar no ritmo;

7 - Caminhar na areia da praia, principalmente na areia fofa, aumenta a resistência muscular e cardiorrespiratória, e promove maior gasto calórico. Porém, a personal alerta que é preciso ter um bom condicionamento físico, pois vai exigir muito mais de todas as estruturas do corpo. A orientação é para ir com calma, começando com 15 ou 20 minutos por dia, e aumentar o tempo progressivamente. 

 

 

 

Caminhar na areia da praia, descalço ou de tênis?

A recomendação é evitar se exercitar descalço na areia, principalmente se tiver algum problema de sensibilidade ou deformidade nos pés que afete a biomecânica da marcha. Além disso, fazer exercício físico descalço proporciona maior contato do pé com o terreno, podendo levar a lesões ou mesmo contusões em função do atrito e pelos objetos que podem ser encontrados na areia, como tampinhas de garrafas, cacos de vidro e conchas. Também é preciso ter cuidado com os desníveis que o litoral apresenta, podendo levar a desequilíbrio e torções.

"Como passamos a maior parte do tempo com os pés calçados, os músculos, dedos e até mesmo o tornozelo acabam enfraquecidas, então, ao estimulá-las em terrenos arenosos, essas regiões são fortalecidas. Porém, apesar desse tipo de solo absorver mais o impacto em relação a outros, e que possa oferecer vantagens, a caminhada na areia descalço deve ser feita com cautela e bom senso, pois existem algumas desvantagens", orienta a personal trainer.

Nunca é demais lembrar: além de ser agradável caminhar com a brisa marítima e e aproveitar a vitamina D que o sol proporciona, não é recomendado se expor ao sol entre as 10h e as 16h, por isso, proteja-se com filtro solar, óculos e bonés. 

 

Também tem que mudar hábitos alimentares

A personal alerta que, embora a caminhada, assim como outros exercícios, tragam muitos benefícios para a saúde, não basta só isso. É preciso mudar hábitos alimentares também. “É importante entender que, aliado ao exercício físico, tem que cuidar da alimentação e ter um estilo de vida saudável para que a prática da atividade física traga benefícios para a saúde e para a prevenção de doenças. Além de manter o exercício de forma regular, é preciso vir acompanhado por bons hábitos alimentares, evitando doces, açúcares e gordura em excesso”.

 

 

 

Leia também:

O melhor exercício para emagrecer é o que você puder suportar

A prática de exercício é grande aliada da saúde

Isolamento social e home office: veja como se manter ativo

Cuide da alimentação e evite riscos para várias doenças

Fuja do sedentarismo: ele tira a disposição e traz riscos para a saúde