Fritadeiras elétricas: é mito ou verdade que são mais saudáveis?

Sabendo usar, as fritadeiras elétricas são grandes aliadas na dieta e na praticidade do dia a dia

 

Embora sejam sucesso de venda em redes lojistas espalhadas pelo país, as fritadeiras elétricas são sempre acompanhadas por mitos e verdades quando o assunto é alimentação saudável. Por isso, adquirir produtos baseando-se apenas em comentários aleatórios pode ser perigoso. Por outro lado, a esperança de preparar legumes rapidamente, “fritar” peças congeladas, e poder saborear batatas fritas sequinhas, dentre outras alternativas deliciosas, é o que atrai grande parte dos consumidores.

Mas afinal, usar a airfryer é realmente saudável? É possível consumir pratos com o real sabor dos alimentos e baixo teor de gordura? De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.

E essa recomendação não é só para a airfryer, não. É com qualquer forma de fritar ou assar alimentos. Essa crosta contém acrilamida, um composto químico associado ao envelhecimento cutâneo, dentre outros riscos. “A acrilamida é formada através da reação de altas temperaturas com aminoácidos e açucares que estão nos alimentos. É aconselhável evitar porque não faz bem para a saúde”.

 

 

 

Mitos e verdades

Mas para entender melhor as revolucionárias máquinas de fritar sem óleo, fique por dentro da realidade e descubra se é mito ou verdade que são mais saudáveis:  

1- Ajuda a manter a dieta

VERDADE! Realmente a airfryer é muito útil para manter a dieta com o objetivo de emagrecer. Por não exigir óleo no preparo de frituras, o prato é menos calórico e ajuda no planejamento de hábitos saudáveis.

 

2- O utensílio só serve para fritar alimentos

MITO! Embora seja chamada de fritadeira elétrica, o utensílio possui versatilidade no preparo de alimentos: 

• Legumes

• Pães

• Bolos

• Pasta de berinjela

• Bolinho de frango

 

3- Exige algum tipo de gordura

MITO! Esse utensílio doméstico tem um sistema de fritura totalmente sem óleo

Embora existam alguns usuários que optem por uma pequena quantidade de óleo, ou um fio de azeite, não é necessário. A fritadeira oferece uma ótima performance mesmo sem abastecimento de elementos gordurosos.

Nunca é demais alertar que a utilização de azeite e de óleo aumenta as taxas gordurosas nas refeições, elevando a gordura corporal, contribuindo para a obesidade, mal-estar, doenças cardiovasculares, dentre outros problemas.

 

4- Todos os alimentos feitos nas fritadeiras elétricas são mais saudáveis

MITO! Por mais que a airfryer seja um grande aliado na hora de aprontar pratos saudáveis, nem todos os alimentos feitos no utensílio são saudáveis. 

Um bom exemplo são os “nuggets”, frangos ultraprocessados e empanados. Esses congelados passaram, antes, por uma etapa de fritura, ou seja, são pré-fritos e possuem gordura. Ainda que as fritadeiras elétricas tragam um modelo mais saudável de preparo devido à falta de gordura, não mudam as propriedades dos alimentos. Ou seja, não os torna mais salubres.

 

5- É um aparelho fácil de mexer

VERDADE! É um aparelho muito prático e simples de usar. Funciona assim:

• Você escolhe o tipo de alimento e o acomoda no interior da cesta da airfryer

• Em seguida, ligue o equipamento na tomada e aperte o botão para iniciar o processo

• Depois, ajuste o cronômetro (caso o modelo ofereça essa funcionalidade)

• Aguarde o aviso da conclusão do cozimento, ou vá, de tempos em tempos, na cozinha verificar se a fritadeira desligou. Tudo vai depender das funções de desligamento do seu modelo

 

6- Botão de limpeza automática

MITO! Não existe um botão de limpeza automática como nos liquidificadores ou em máquinas de lavar

 

7- Limpeza simples

VERDADE! Um dos atrativos da airfryer é a praticidade no processo de limpeza manual, visto que os recipientes podem ser facilmente removidos para a higienização adequada. Inclusive, esse utensílio de fritura gera menos sujeira no ambiente do que as frigideiras comuns, se tornando uma ótima alternativa para evitar que a gordura se espalhe pelas paredes da cozinha e superfícies.

 

8- Uso incorreto pode fazer mal à saúde

VERDADE! Conforme já alertamos lá no início, quando os alimentos são expostos a altas temperaturas indevidamente, acende-se o alerta de riscos à saúde. A presença de acrilamida nos alimentos é bastante nociva. Pesquisas têm demonstrado poder carcinogênico nesse composto químico, embora ainda não existem estudos divulgados em humanos. De qualquer forma, para evitar este perigo, pesquise as marcas com certa antecedência, estude as avaliações feitas por outros compradores, e tenha muito cuidado com o equipamento.

 

 

 

Oferecimento: CozinhaBlog

 

Leia também:

Cuide da sua alimentação e evite riscos para várias doenças