Infecção urinária – atenção para os sintomas, as causas e tratamento

A infecção urinária, também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU), é um quadro infeccioso ocasionado por germes - fungos, vírus, e mais frequentemente, bactérias -, e pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário: próstata, rins, ureteres, bexiga e uretra.

Os sintomas dependem do órgão atingido, mas na maioria das vezes ocorre dor na região do baixo ventre, onde fica a bexiga, ardor ao urinar - nos casos de cistite (infecção na bexiga) e uretrite (infecção na uretra) -, e febre quando a infecção for na próstata (prostratite) ou no rim (pielonefrite).

As causas da infecção dependem muito do sexo e da idade do indivíduo, mas o cálculo urinário também é causa frequente de infecção urinária, por obstruir o ureter e facilitar a proliferação de bactérias, assim como a atividade sexual, conforme explica o urologista Frederico Mascarenhas.

“No caso da bexiga, a atividade sexual ajuda a “empurrar” bactérias para seu interior, e no caso da uretra, a infecção pode ser transmitida por atividade sexual sem preservativos, uma vez que a uretrite também é considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível)”, alerta o médico.

A população feminina apresenta maior risco de ter infecção urinária, principalmente cistite, devido à própria anatomia feminina, que favorece a ascensão das bactérias para o interior da bexiga.

“E após a menopausa a mucosa da uretra e da vulva ficam fragilizadas devido à deficiência hormonal, o que reduz a imunidade local, facilitando ainda mais a penetração de bactérias”, alerta o urologista.

 

 

Nos homens idosos, o crescimento benigno da próstata ocasiona dificuldade de esvaziamento da urina, e funciona como meio de cultura para crescimento desses germes.

Nas crianças a causa mais frequente está associada à má formação do aparelho urinário, como refluxo de urina da bexiga para o rim, duplicidade do ureter e dilatação da bexiga e da uretra.

O tratamento depende do órgão afetado e dos sintomas, mas na maioria das vezes pode ser tratado com antibióticos, por via oral. No entanto, em casos mais graves, ou em pacientes imunocomprometidos, ou portadores de outras enfermidades, pode ser necessário internação para uso de antibióticos mais potentes, endovenosos.

“O não tratamento pode implicar em disseminação dessas bactérias para a corrente sanguínea, causando uma infecção generalizada, e pode até causar morte. E os germes que causam a DST, quando não tratados, podem causar infertilidade”, alerta o urologista.

A melhor maneira de evitar a infecção urinaria é ingerir bastante líquido, uma vez que a urina elimina as bactérias que, por ventura, consigam penetrar no organismo.

Não existe vacina, mas existem medicamentos que se propõe a aumentar a imunidade local na bexiga. São extratos de bactérias que são administrados por via oral, e funcionam como um estimulante do sistema imunológico. A indicação é prescrita pelo médico em casos de infecção urinária de repetição.