Varizes, hemorroida? Confira os alimentos que ajudam ou pioram

Abuse de fibras, vitamina C e antioxidantes. Evite frituras, refrigerantes, doces e comidas gordurosas

As principais queixas de quem tem varizes são as dores do tipo “queimação”, o “cansaço” nas pernas e o inchaço, principalmente ao redor dos tornozelos, incômodos que normalmente ficam mais forte no final do dia, e melhoram com a elevação das pernas para cima.

Mas você sabia que a falta de alimentos antioxidantes e uma dieta inflamatória pode agravar o desconforto e contribuir para o surgimento de varizes e hemorroidas?

 

Veja como fazer da alimentação uma aliada:

 

 

Alimentos ricos em fibras - como os folhosos verdes escuros - melhoram o ritmo intestinal e evitam o esforço na evacuação, evitando a formação de hemorroidas.  Abuse de couve, agrião, brócolis, rúcula, espinafre e salsa.

Alimentos fontes de vitamina C - laranja, limão, tangerina, acerola, goiaba, tomate, morango e abacaxi - são potentes antioxidantes e excelentes para a circulação.

Os alimentos vermelhos e roxos como romã, amora, framboesa, uva, ameixa, açaí, cranberry, goji berry e mirtilo fortalecem as paredes das veias e dos capilares.

Alho, açafrão, gengibre, cacau e cebola também são potentes antioxidantes e anti-inflamatórios que favorecem a circulação.

Beterraba, espinafre e alface são ricos em nitratos que contribuem para formação de óxido nítrico, importante vasodilatador que contribui para melhorar a circulação.

Evitar consumir, ou exagerar, nas frituras, nos doces, refrigerantes e preparações gordurosas como rabada, feijoada, moquecas, dobradinha - se consumidos em excesso contribuem para a inflamação dos vasos e capilares.

 

Fatores que contribuem para o agravamento ou surgimento de varizes:

- falta de atividade física

- má circulação

- prisão de ventre

- obesidade

- sedentarismo

- uso de roupas apertadas

- permanecer sentado ou em pé por longos períodos

- gestação

- uso de anticoncepcional

- histórico de varizes na família

As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas e com volume aumentado, sendo caracterizadas por alterações funcionais da circulação venosa do organismo. Normalmente aparecem nas pernas ou no ânus – como é o caso das hemorroidas.

 

 

Fonte consultada: nutricionista Tâmara Ferreira, coaching nutricional com especialização em nutrição clínica, esportiva e saúde pública.