Colágeno: o que é, principais benefícios, e como repor

É indicada a suplementação a partir dos 30 anos, quando o corpo começa a diminuir a produção de colágeno

 

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele. É uma proteína que mantém as células firmes e unidas, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, e promovendo a saúde do cabelo e das unhas. O colágeno também é fundamental para a formação de tensões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, prevenindo, assim, o contato entre os ossos e seu consequente desgaste.

Entre os 30 e 35 anos a capacidade do corpo produzir o colágeno começa a diminuir, e alguns fatores ambientais também colaboram para a degradação da proteína, como a radiação ultravioleta, a poluição, o estresse oxidativo e o cigarro. E a partir dos 45 anos essa queda se acentua ainda mais. Por isso, nessa faixa etária os cuidados devem ser redobrados.

 

Como retardar a perda de colágeno

• Diminuir a exposição aos raios ultravioletas

• Ter uma alimentação saudável e balanceada, suprindo as demandas energéticas diárias

Fazer atividade física regularmente  

• Evitar o consumo de álcool e drogas

• Diminuir o nível de estresse

• Aumentar a ingestão de vitaminas C, E, e betacaroteno

• Iniciar a reposição de colágeno precocemente

 

Suplementação 

De acordo com o médico nutrólogo Rômulo Bagano Meneses, o ideal é começar a suplementar o colágeno a partir dos 30 anos. E a melhor forma de reposição é o colágeno hidrolisado, em sachê, com bioativos do colágeno tipos I e III, indicados para flacidez, celulite, preenchedor de flacidez, auxiliar no tratamento com botox e tratamentos estéticos. “O uso dos bioativos do colágeno tipo II são indicados para articulações em geral e portadores de doenças, como a condromalácia patelar. Os bioativos do colágeno tipo IV são indicados para pessoas que têm perda muscular muito grande, como mulheres na menopausa e idosos”, orienta Dr. Rômulo.

Mas para fazer a suplementação de colágeno é preciso consultar um especialista para checar o objetivo específico, e individualizar a dose. “A suplementação é, geralmente, segura, sem eventos adversos relatados. Porém, é importante que seja orientado por um especialista, que vai prescrever de forma individualizada, levando em consideração a saúde do paciente e suas necessidades fisiológicas específicas”, alerta Dr. Rômulo.

 

 

Colágeno na alimentação

Existem vários alimentos fontes de colágeno, como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos, gelatina, e queijo cottage, além de alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício. “Esses nutrientes são importantes porque melhoram a absorção, e aumentam a produção de colágeno no organismo”, orienta o nutrólogo.

 

 

Procedimentos estéticos

A cirurgiã plástica Maria Marta Zollinger explica que o colágeno corresponde de 25 a 30% das proteínas totais do organismo e contribui com a resistência, a coesão e a elasticidade da pele, e de vários outros tecidos conjuntivos onde ele está presente. Mas com o passar do tempo, a síntese de colágeno diminui, as fibras elásticas se deformam e ficam menos flexíveis. “Com isso, o suporte estrutural determinado pela derme vai se perdendo, fazendo com que a pele se torne menos elástica, mais fina e menos hábil para resistir às alterações mecânicas”, reforça

A cirurgiã explica que, atualmente, o método mais eficaz, e com excelentes resultados para o combate da flacidez cutânea, é o tratamento facial e corporal na forma injetável do ácido polilático (PLLA), um estimulador biológico do colágeno, que pode ser utilizado aos primeiros sinais, independente da idade.  

De acordo com ela, o tempo de resposta varia conforme a característica individual de cada um, levando em consideração também a idade, o sexo, a qualidade e o fototipo da pele, e a alimentação. São 3 aplicações injetáveis no tecido subcutâneo (tecido gorduroso) com intervalo médio de 60 dias, realizados em consultório, sob anestesia local. “Mas precisa ser realizado por profissional habilitado para garantir um bom perfil de segurança na técnica de aplicação”, orienta Dra. Zollinger

 

 

Os principais benefícios do colágeno

• Prevenção do aparecimento de rugas

• Fortalecimento de ossos e articulações

Acelera o metabolismo

• Deixa cabelos e unhas mais saudáveis

• Auxilia no tratamento da osteoartrite

• Melhora a saúde cardiovascular

• Auxilia no ganho de massa muscular