Pós-graduação em medicina deve dobrar nos próximos 5 anos

A maior oferta de médicos no mercado exige a necessidade de se especializar e se diferenciar para uma disputa cada vez maior por remuneração e qualidade de vida

 

A pandemia não só transformou a rotina dos médicos brasileiros, que tiveram que se dedicar ainda mais para salvar milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, como transformou também a jornada de formação destes profissionais, que dentro de um contexto de extrema urgência, reformularam seus hábitos e tiveram que encontrar novas formas de buscar conhecimento. Afinal, se a carga horária foi maior, a necessidade de sentir-se seguro cresceu na mesma proporção.  E buscar conhecimento se tornou ainda mais fundamental para esses profissionais. 

A escolha por um curso de pós-graduação em medicina foi a solução para muitos profissionais que precisavam e queriam se especializar de forma rápida para ter mais segurança na rotina e no tratamento dos pacientes. Foi o que aconteceu com o médico Flávio Moreira, que atua na emergência do Hospital Regional de Eunapólis. “Escolhi fazer uma pós-graduação porque queria melhorar minha habilidade com os meus pacientes críticos na emergência”, relata. “As condutas atualizadas têm me ajudado a conduzir melhor meus pacientes, a exemplo das emergências cardiológicas e respiratórias, que são bastante comuns”, explica o médico, pós-graduado em Urgência e Emergência, pela Sanar.

Para o médico pneumologista, professor e coordenador de pós-graduação da Sanar, Felipe Marques, vivemos um momento extremamente desafiador para os egressos das faculdades de medicina. “O perfil deste jovem profissional mudou. Hoje, no Brasil, 84% deles são oriundos de escolas particulares, majoritariamente mulheres e com dívidas que podem chegar até um milhão de reais e que precisam ser pagas.  Os médicos recém-formados precisam pagar isso com muito trabalho logo após a formatura”, explica.

Estes números mostram porque a residência médica, um dos caminhos "tradicionais" na carreira, acaba não sendo a única solução após o diploma de graduação, já que nela o profissional deve ter dedicação exclusiva e, em troca, receber uma bolsa de cerca de três mil e quinhentos reais por 60 horas semanais, o que muitas vezes não é suficiente para bancar seus custos de vida. “Além disso, o crescimento de vagas de residência médica no Brasil nem de longe acompanha o aumento de novas vagas oferecidas nas faculdades de medicina, o que torna o processo seletivo disputado e inacessível para muitos”, contextualiza Marques.

A expectativa de quem atua no mercado de pós-graduação médica é que ela cresça aproximadamente 15% por ano nos próximos 5 anos, praticamente dobrando de tamanho. “Quem não se diferenciar vai disputar um mercado cada vez mais exigente e competitivo, por isso a pós-graduação tem sido uma solução assertiva para médicos em diferentes fases da carreira”, analisa o professor e coordenador.

 

 

 

Vantagens da pós-graduação em medicina

A pós-graduação em medicina é uma oportunidade para aprender conceitos e inovações que serão aplicados na prática clínica, aumentando a segurança do médico frente aos desafios do dia a dia, tornando-se um profissional mais assertivo em seus diagnósticos e, em virtude disso, de maior credibilidade e prestígio. 

Oportunidades de networking (rede de contatos)

As possibilidades de networking são muitas em um curso de especialização médica:  professores, profissionais de outras cidades, atuantes em estágios diferentes da carreira ou, ainda, em outros hospitais, outras clínicas e até outras especialidades.

Aulas práticas na pós-graduação em medicina

Nesse momento do curso, o aluno pode conduzir exames e discutir casos avançados, acompanhando pacientes efetivamente e, por meio da tecnologia, reproduzir situações reais. As atividades práticas ocorrem em hospitais e ambulatórios parceiros da instituição de ensino, e os alunos são acompanhados e orientados por professores especialistas nas respectivas áreas.

Estudar, trabalhar e ganhar dinheiro

Devido à grande carga horária da Residência Médica (RM), fica inviável para o médico trabalhar. Isso é algo que impossibilita muitos profissionais de fazerem a RM. Sendo assim, os cursos de especialização em são uma excelente opção para que o médico se mantenha atualizado, melhore enquanto profissional e, ao mesmo tempo, ganhe dinheiro. Além disso, existe a possibilidade de o médico abrir uma clínica especializada. 

Sair da linha de frente e ter maior qualidade de vida

Viver de plantão pode ser bem estressante, visto que é uma situação que não sabemos o que podemos encontrar. Por isso, buscar um ambiente mais controlado, com uma área de atuação mais delimitada, é o objetivo de muitos médicos. Ao fazer uma pós-graduação, o médico tem essa possibilidade. 

 

 

 

Pós-graduação Sanar: um novo conceito de Pós-Graduação

A pós-graduação da Sanar quer capacitar todos os médicos do país com um ensino da melhor qualidade. As aulas são estruturadas no formato de casos clínicos, te guiando no que de fato você precisa aprender para a prática com o apoio dos melhores especialistas do Brasil!

  • Professores padrão USP

Nosso corpo docente conta com os maiores especialistas do Brasil, com formação em universidades como USP e Harvard e experiência prática nos melhores hospitais.

  • Aulas Online e Aulas ao Vivo

As aulas são baseadas em casos clínicos, para que você sinta segurança na condução de casos desde o início do curso. Você poderá assisti-las onde, quando e como quiser, pelo seu celular ou computador.

  • Experiências práticas

Inspirado no binômio “teoria e prática”, aqui o aluno tem protagonismo na tomada de decisão desde o início do curso. As atividades práticas são baseadas em casos clínicos reais, simulando as situações mais recorrentes e desafiadoras do cotidiano médico.

  • Pós reconhecida pelo MEC

Curso de pós-graduação Lato Sensu a ser realizado através da Sanar Pós, polo de ensino do Centro Universitário UniAmérica, com validade nacional de sua Certificação, conforme legislação educacional vigente.

Clique aqui e conheça os cursos da Sanar: Medicina de Emergência, Terapia Intensiva, Geriatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade e Endocrinologia.