Sente dor nas costas? Entenda melhor e saiba o que fazer

A dor nas costas está entre os principais fatores responsáveis por piorar a qualidade de vida da população, inclusive em adultos jovens, e é um dos principais fatores incapacitantes do planeta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente 80% da população mundial sofre com lombalgia, a ocorrência mais comum e uma das principais causas de afastamento do trabalho.  A dor cervical ou no pescoço (cervicalgia) também é frequente e sua ocorrência está cada vez mais comum devido ao uso excessivo e incorreto do celular.

Os especialistas apontam a má postura como a principal causa das dores nas costas, mas o sedentarismo e a obesidade são graves fatores de risco. “A má postura é, sem dúvida, o principal motivo, mas pessoas obesas tem maior incidência de ter problemas com a coluna devido ao aumento de gordura abdominal”, explica o ortopedista Marcos Antônio Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Coluna – Regional Bahia (SBC/BA).

Veja nesse vídeo algumas dicas e orientações do Dr. Marcos Lopes 

Os tipos mais comuns de dores:

 

 

Lombalgia – a dor muscular na coluna lombar (a parte de baixo da coluna) é a mais frequente, provocada basicamente pela má postura ao sentar ou dormir.

A dor cervical ou no pescoço é outra parte da coluna bastante afetada, e a cervicalgia (dor no pescoço) está associada ao uso incorreto ao usar computador e, principalmente, celular. “O principal motivo é a forma errada de dobrar excessivamente a cabeça para baixo, o que aumenta a pressão na parte de trás da cabeça. Essa má postura também pode provocar dor de cabeça”, alerta o ortopedista.

Dorsalgia (dor no meio das costas) além da má postura, o que causa essa dor é uso excessivo ou incorreto de bolsas e mochilas pesadas.

 

Fatores preocupantes

O ortopedista alerta sobre a dor nas costas que não melhora mesmo adotando boas posturas ao sentar, dormir e fazer repouso, e se estiver acompanhada de perda de peso ou perda de força nas pernas ou braços, o que impede a pessoa até de dormir. “Nesse caso, pode ser sinal de algo mais grave e precisa de avaliação de um especialista”, orienta. A dor nas costas também pode surgir por outros fatores, como hérnia de disco, osteoporose, lesões traumáticas ou inflamatórias, alterações degenerativas, artrite infecciosa e tumores.  

Como aliviar a dor

Se a dor nas costas surgir devido a um esforço físico, ou má postura, melhora apenas com repouso. Mas se as dores forem constantes não é aconselhável ficar tomando remédio sem avaliação médica prévia, já que essa dor pode ser causa de problemas mais graves. “Toda dor deve ser avaliada com critério principalmente se ela não teve uma causa definida”, orienta o ortopedista.

Para evitar dores nas costas e proteger a coluna

• O primeiro passo é melhorar a postura e evitar permanecer muito tempo na mesma posição

• Dormir sempre de lado e, de preferência, do lado esquerdo

• Usar um travesseiro entre as pernas, e um travesseiro confortável entre a cabeça e o pescoço

• Optar por colchão ortopédico – pode ser de espuma ou de mola ensacada

• Evitar dormir de bruços – além de forçar a coluna, dificulta a respiração

• Ao se levantar da cama, vire-se de lado e se apoie nos braços, levando as pernas para fora da cama

• Ao pegar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas flexionadas

 

 

• Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores

• Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira, e manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.

• Ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto

• Ao dirigir horas seguidas, é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto

• Não carregar mochilas ou sacolas com o peso de um só lado. A mochila precisa estar apoiada nos dois ombros e as sacolas divididas nas duas mão

• Ao caminhar, manter as costas retas, abdome contraído, olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e leve e, no máximo, 4 cm de altura

• Nas atividades domésticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado

• Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas

Principais problemas de coluna:

Cifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para a frente.

Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local.

Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos.

Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sanguíneos ou nervos.

Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade; surge por causa da má postura ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo.


Fonte: Ministério da Saúde

 

Leia também

Tech Neck - a doença que afeta ossos e a muscultura do pescoço

Fuja do sedentarismo

A importância da atividade física

Como a osteoporose interfere na qualidade de vida