Festas de fim de ano: veja as dicas e celebre sem excessos

Embora este final de ano esteja atípico devido à pandemia da covid-19, com poucos encontros para confraternizações de trabalho e amigos, sabemos que dezembro é um mês de festas, com comemorações, Natal e Réveillon. Ou seja, mês de excessos com comidas e bebidas. E muitos se preocupam em não exagerar e tomar cuidado nessa época de ceias fartas e gostosas para evitar ganho de peso, ressaca e outros desconfortos que costumam ocorrer.

Para a endocrinologista Louise Cruz o importante é, ao longo do ano, controlar a dieta e fazer atividade física para que em momentos de comemoração, como o Natal e o Ano Novo, possamos sair da rotina sem que o corpo sinta os resultados do exagero. "A palavra é bom senso! O grande problema é a quantidade e a frequência com que se come alimentos que não fazem bem para a saúde. Por isso, é importante ter um estilo de vida saudável no dia a dia”.

É o que também orienta a nutricionista Tamara Ferreira, alertando que o que engorda não é o que comemos nas festas natalinas, mas o que comemos durante os outros dias do ano. “Quem come um pouco, como de tudo um pouco. Por isso é importante ter moderação e uma dieta saudável ao longo do ano”.

A educadora física e personal Ana Silveira reforça que o mais importante é entender que a preocupação com a saúde e a estética precisa ser focada durante todo o ano e não apenas no mês de dezembro. “Algo que costumo dizer é que bom senso, determinação e orientações do endocrinologista, da nutricionista e do educador físico são fundamentais para alcançar um melhor resultado para a saúde, de forma geral”.

Mas seguindo algumas dicas dá para curtir as festas natalinas sem culpa. Veja o que orienta as três especialistas:

Se você está sedentário, essa é a melhor hora para começar uma atividade física. “E não abandone os exercícios, pois é a única maneira de utilizar toda essa energia acumulada sem culpa durante as festas”, alerta a personal.  

Tenha uma boa noite de sono na véspera da comemoração. Dormir mal pode gerar um desequilíbrio nos hormônios relacionados à fome e à saciedade, aumentando o apetite ao longo do dia.

Nos dias que antecedem as festas, tenha uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras, frituras, massas, pães, bolos e produtos industrializados e faça atividade física. “O exercício acelera o metabolismo, ajuda na queima de gorduras, contribui para o controle do açúcar no sangue, além de ativar áreas do cérebro que desperta o desejo por alimentos pouco calóricos e mais saudáveis”, esclarece a endocrinologista.

Nas vésperas do Natal e Réveillon, procure fazer refeições saudáveis no café da manhã, lanches e almoço, “mas nada de fazer jejum durante o dia e exagerar à noite”, orienta a nutricionista. No café da manhã priorize ovo, raízes e frutas com farelo de aveia ou sementes de linhaça, chia ou abóbora. No almoço evite feijão, carne de sertão, linguiça, embutidos e carnes gordurosas, e substitua o arroz branco pelo integral ou 7 grãos. E antes da ceia, faça uma refeição leve, com um shake, ou uma fruta com aveia.

Na ceia do Natal e na noite de Réveillon, consuma sem exagero o que você mais gosta e o que tiver na sua ceia, mas não esqueça de também de comer frutas, salada de folhas e de verduras, e oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, pistache.

 

 

Se for consumir bebida alcoólica evite excessos e prefira gin com água com gás, espumante ou vinho. As bebidas destiladas têm índice glicêmico menor do que as bebidas fermentadas. E entre um drink e outro beba água para evitar ressaca no dia seguinte.

No dia 25/12 e no dia 01/12 retorne à sua alimentação saudável, faça atividade física e no almoço pode comer as sobras da ceia. 

Se exagerar nas festas tente retornar a uma rotina saudável com atividade física e alimentação adequada o quanto antes.

 

Leia também:

Ceia de natal sem exageros e dicas de receitas saudáveis