Ano novo, velha - e boa - rotina: se ligue no check-up para 2019!

Apesar do clima de ‘ano novo, vida nova’, é importante ficar atento e manter sempre alguns costumes antigos, principalmente quando envolvem a saúde. Um dos hábitos que nunca pode deixar nossa rotina anual é a realização do check-up!

De acordo com o clínico geral Pedro Motta, também professor das universidades Bahiana e Unifacs, o check-up é basicamente um rastreamento para diagnóstico precoce de doenças em pessoas assintomáticas. “Temos que lembrar que, mesmo com campanhas de incentivo em meses específicos, como Outubro Rosa e Novembro Azul, para os câncer de mama e próstata, respectivamente, os exames podem ser realizados em qualquer período do ano. Geralmente as pessoas fazem logo no começo por estarem de férias e ter mais tempo”, ressalta.

Independente da data, Dr. Pedro explica que o mais importante é ficar atento à periodicidade. “Por exemplo, todas as mulheres devem fazer o preventivo ginecológico anualmente a partir dos 16 anos”, comenta.

Quais exames fazer?

Para que não haja um desgaste do paciente com exames desnecessários, o correto é passar por uma consulta prévia com um médico de confiança. Nela será feita a anamnese, uma entrevista realizada pelo profissional com a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de alguma doença, e um exame físico, que consiste em inspeção, palpação e ausculta, basicamente. “Os exames laboratoriais, na realidade, são complementares e servem para confirmar suspeitas obtidas através da anamnese e do exame físico”, esclarece Pedro.

 

 

De acordo com o clínico, por se tratar de algo individual, a realização dos exames varia de pessoa para pessoa. Questões como gênero, cor e idade, por exemplo, podem influenciar. “Um homem branco de 45 anos deve aferir a pressão, dosar glicemia em jejum, o perfil lipídico e fazer pesquisa de sangue oculto nas fezes. Se este mesmo homem for negro ou tiver histórico de câncer de próstata na família, pode discutir com seu médico a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA) e realização de toque retal. Se for uma mulher de 45 anos, deverá fazer os citados acima, menos, obviamente, o de próstata, além do preventivo ginecológico, que rastreia câncer de colo uterino, e mamografia, principalmente se tiver história familiar de câncer de mama”, exemplifica.

Muito além dos exames de rotina e da consulta anual com o médico, Dr. Pedro salienta que para evitar resultados inesperados e indesejados, o mais importante é prevenir. “Tão ou mais importante do que fazer exames de rastreamento, é seguir um estilo de vida saudável!”, ressalta o médico.