Covid-19: vai pedir comida delivery? Veja as orientações

A pandemia da covid-19 trouxe algumas mudanças na nossa rotina e uma delas é o aumento da oferta dos serviços delivery, especialmente comida. Devido às medidas de isolamento os restaurantes não estão abrindo, mas a maioria está funcionando através de delivery e takeaway (entrega no restaurante), e assim é possível continuar degustando de boa comida, inclusive do seu restaurante preferido, seja por app ou diretamente no estabelecimento.

Mas é é importante se certificar que o serviço está seguindo as medidas de higienização em função da pandemia. Como a comida é preparada a partir de contato humano, todas as embalagens, sacolas e outros apetrechos podem ser superfícies contaminadas.

O Sebrae preparou um guia com dicas de segurança e cuidados que os estabelecimentos devem ter, incluindo as orientações determinadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda que seja importante higienizar as embalagens de produtos, a atitude mais assertiva é sempre lavar as mãos após o contato com a mercadoria.

Veja os principais cuidados ao pedir comida por delivery

 

Pagamento

Para evitar contato desnecessário, sempre que possível opte pelo pagamento via aplicativo já que a máquina de cartão é o palco perfeito para transmissão do vírus.

 

 

Embalagem

Se o material permitir, o recomendado é colocar a embalagem do delivery para aquecer novamente no forno ou micro-ondas. O vírus não aguenta temperaturas superiores a 45°. E após, borrife álcool 70% na embalagem.

 

Ao receber o produto

Muitos entregadores tomam os cuidados adequados para não se contaminar, mas não há como se certificar disso. Então, o mais seguro é manter o afastamento e não tocar no rosto até tomar as precauções de higienização com a embalagem.

 

Manipulação

Ao entrar em casa com a encomenda, lave bem as mãos. Em seguida, tome as precauções com higienização da embalagem e antes de ir à mesa, higienize as mãos de novo.

 

 

Evitar comida japonesa

De acordo com a OMS, não se deve comer comida crua nesse momento, mesmo tomando todas as precauções. O uso de luvas não garante que o alimento cru ficará imune à contaminação.

 

Compras de alimento delivery

• Mergulhe as verduras e frutas em água sanitária diluída, e depois enxágue com bastante água corrente

• Higienize os produtos não comestíveis com álcool 70%

• Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenados

• Após higienizar tudo, tome banho e higienize as áreas expostas (mãos, punhos, rosto, etc.)

• Não coloque embalagens de compras na mesa que se faz a refeição nem nas bancadas que se manipulam os alimentos. Higienize frequentemente esses colocais com álcool 70%

Saiba também como é importante manter uma alimentação saudável durante a pandemia.