Chá de amora e os benefícios para a saúde da mulher
A amora (e suas folhas) é rica em vitamina C, antioxidantes, vitamina K, vitamina do complexo B, flavonoides, potássio, manganês, magnésio, ferro e vitamina E, combinação que traz benefícios para a saúde, especialmente para as mulheres.
Devido aos fitormônios - que possuem funções parecidas com o estrogênio no organismo da mulher - presentes principalmente nas folhas, e também devido à vitamina C e taninos, o chá de amora contribui bastante para reduzir a retenção de líquidos, muito comum durante a TPM, e melhorar a insônia e os fogachos, sintomas frequentes na menopausa. Mas não é só isso!
Outros benefícios:
• Por ser rico em antioxidante ajuda a combater os radicais livres
• É indicado para a saúde óssea, devido à presença do manganês, um mineral fundamental para isso
• Equilibra a glicemia, e por isso também é indicado para quem tem diabetes
• Auxilia na perda de gordura corporal, quando associado a um estilo de vida saudável
• Previne a anemia, devido ao alto teor de ferro e vitamina C
Contraindicação
Não existe nenhum estudo conclusivo que prove qualquer contraindição ao chá de amora, porém é recomendado que gestantes procurem orientação médica antes de fazer uso da bebida.
Além disso, cada pessoa tem um organismo e uma sensibilidade diferente, tanto para remédios quanto para alimentos e chás, portanto, é sempre indicado buscar orientação do médico ou nutricionista antes de consumir. E assim como qualquer remédio ou alimento, é preciso ter moderação no consumo.
Modo de fazer e consumo
O chá de amora pode ser feito a partir das folhas ou frutos.
Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água. Caso queira adicionar a fruta, não existe uma quantidade máxima permitida, mas o ideal é não passar de uma colher de sopa por dia. E não adicionar açúcar.
As folhas e frutos não devem ser fervidos com a água, uma vez que este procedimento acaba com grande parte das propriedades e benefícios para a saúde.
Ferva a água e desligue o fogo, e quando não tiver mais bolhas, adicione as folhas ou frutos. Deixe por cinco ou dez minutos, coe e beba.
Fonte consultada: Cássia Lioy Bade, nutricionista funcional.
Leia também:
Chás digestivos: benefícios e os cuidados no consumo
Saúde da mulher: dicas e orientações para uma vida mais saudável